Lanternas Vermelhas - Sociedade e costumes
Em 1920, após a morte dos pais, Songlian é obrigada a se casar com Chen Zuoqian, senhor de uma família importante da China. Porém, Chen já possui três esposas, cada uma morando em "casas" separadas dentro de seu enorme palácio. A competição entre as esposas é dura, as quatro armam todo tipo de intrigas na disputa para obter os privilégios e confortos oferecidos pelo senhor do palácio.
Neste trecho, Songlian chega à casa de seu marido, ela será sua quarta esposa. Ao encontrar uma das criadas da casa, ela já percebe que seus dias serão difíceis. O mordomo a leva até seu quarto, lá ela observa que várias lanternas vermelhas estão dispostas dentro do quarto e também do lado de fora, e pergunta o motivo. A criada lhe responde que as lanternas estão ali porque ela chegou. Em seguida, várias criadas entram para prepará-la. Nesse momento, ela passa por todo o ritual, as lanternas são acesas, seus pés lavados e massageados, seus cabelos serão lavados e penteados e ela será vestida. A senhora que lhe faz massagem diz que são os costumes da família.
Palavras-chave: China, concubina, ritual, costumes, sociedade, família, tradição, cultura, condição feminina.
Fonte: DVD - Lanternas Vermelhas (Da hong deng long gao gao gua), China/Hong Kong/Taiwan, 1991, 125 minutos, colorido. Gênero: Drama - Direção: Yimou Zhang