Disciplina - Geografia

Geografia

09/12/2013

Empresários querem transformar lavas de vulcão em energia renovável

Por Eco desenvolvimento

Especializada na captura e conversão de CO2 em metano, a Carbono Recycling International pretende inovar e desenvolver uma forma comercialmente viável de produção de combustível líquido diretamente do dióxido de carbono liberado pelas lavas de vulcões.

A empresa deve utilizar um sistema de captura de CO2 em usinas de energia de combustível fóssil e de aberturas geotérmicas desenvolvidas, que estão sendo adaptadas para funcionar em meio ao poder de um vulcão, na Islândia.

Para KC Tran, CEO da organização, o novo tipo de combustível, chamado de "Vulcanol", tem grande potencial, porém há alguns desafios para a sua produção e comercialização, a exemplo de seu elevado custo. Além disso, devido as altas temperaturas e o trabalho em larga escala, os sistemas envolvidos durante o processo correm o risco de quebrar.

O professor de química da Universidade de Stanford, Matthew Kanan, acredita que o preço deste combustível será mais alto que a média do mercado e que, para tornar-se comum, os governos terão que ajudar no processo. "Você não pode competir com o petróleo de um poço", provocou.

Anteriormente, a Carbono Recycling International trabalhou com o CO2 da poluição urbana e usinas islandesas. O grupo defende que "o processo de produção de captura de dióxido de carbono minimiza as emissões de indústrias de energia intensiva."

Esta notícia foi publicada em 03/12/2013 no site Globo.com. Todas as informações contidas são de responsabilidade do autor
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.