Disciplina - Geografia

Geografia

17/03/2008

No Dia do Consumidor...

Quando viajamos de avião, cozinhamos e dormimos com a televisão ligada também estamos ajudando a alterar o clima global.
É o que mostra um teste do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), que está disponibilizando um programa de computador que simula quanto o estilo de vida de uma pessoa contribui com na emissão de gás carbônico (veja exemplos no quadro à direita).
O programa oferece também alternativas para que o consumidor possa diminuir essa emissão, mudando hábitos de consumo e amenizando, assim, as conseqüências para o meio ambiente.
“No dia-a-dia as pessoas podem não ter idéia das conseqüências geradas pelo transporte que usam, se fazem ou não a separação do lixo ou do gasto de energia do stand-by dos equipamentos, mas estamos demonstrando exatamente o que isso significa”, ressaltou Lisa Gunn, coordenadora da campanha nacional do Idec “Mude o consumo para não mudar o clima”.
Governo
A campanha culmina com o Dia Internacional do Consumidor, comemorado hoje. Durante toda a semana, destacou Lisa, o instituto promoveu algumas ações para disseminar o conceito de consumo consciente, desde apresentar alternativas para reduzir as conseqüências das nossas atitudes até exigir de empresas e autoridades a elaboração de políticas públicas e atos que promovam a produção e o consumo sustentável.
Para a coordenadora executiva do Idec, Marilena Lazzarini, o governo precisa ser pressionado. Por isso, paralelo à campanha de conscientização, o Idec promove um abaixo-assinado entre consumidores para ser enviado ao governo federal, com o objetivo de cobrar dos órgãos competentes políticas públicas relacionadas às mudanças climáticas e ao consumo.
Construtora adota medidas para diminuir desperdício
A idéia do consumo consciente está mesmo em alta. A construtora e incorporadora Mazzini Gomes, por exemplo, oferece meios para economia de água, energia e madeira. Na Estação de Tratamento de Águas Cinzas toda a água usada em chuveiros, lavatórios e máquinas de lavar é captada e armazenada em reservatório específico, para ser utilizada em descargas sanitárias. Com a adoção do sistema, o morador economiza até 30% de água, evitando que vá para o ralo a água dos chuveiros, máquinas de lavar e lavatórios.
“O consumo de água para descargas sanitárias varia de 6 a 20 litros, dependendo do dispositivo. Com o sistema de tratamento de águas cinzas, a economia para o morador é bastante significativa”, explicou o diretor de Projetos de Desenvolvimento, Luiz Guilherme Mazzini Gomes.
As obras da Mazzini também utilizam o sistema dry wall, que traz economia de tempo na execução da obra e gera menos resíduos sólidos, um dos maiores problemas a serem solucionados pelas construtoras. A incorporadora também utiliza muito o vidro nas suas obras com o objetivo de aproveitar a luz natural.
Para economizar madeira, a incorporadora faz uso da fôrma Topec. Composta de chassis de alumínio forrados com compensado plastificado, a fôrma permite a montagem de lajes, sem a necessidade de cortes, pregos, emendas e principalmente de fôrmas feitas de madeira. Além disso, o desperdício é evitado de todas as etapas da construção.
Como contribuir
11 dicas para você ser um consumidor consciente
1.Evite luzes ou equipamentos ligados quando não necessário.
2.Desligue os equipamentos da tomada, em vez de desligar apenas no comando. Os aparelhos em modo stand-by continuam consumindo energia.
3.Antes de comprar um equipamento, verifique a etiqueta de consumo de energia e o selo do Procel. Leve o que consome menos.
4.Substitua lâmpadas incandescentes por econômicas, que poupam 80% da energia e duram mais.
5.Não ligue a TV para servir de companhia, nem adormeça com ela ligada. Programe para desligar sozinha.
6.Reduza o tempo no banho - poupa água e ajuda a diminuir consumo de energia.
6.Verifique as borrachas de vedação da geladeira e do forno – coloque uma folha de papel entre a borracha e a porta: se a folha ficar solta, há problemas.
8.Na máquina de lavar roupa, evite a pré-lavagem.
9.Ligue a máquina de lavar roupa e louça apenas com carga máxima: poupa água, energia e tempo.
10.Programe as definições do seu computador para ele se desligar automaticamente após um tempo sem uso.
11.Procure utilizar os transportes coletivos. E, para distâncias curtas, opte por se deslocar a pé ou de bicicleta.
Fonte: Idec
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.