Disciplina - Geografia

Geografia

23/07/2013

Paraná registra chuva congelada e neve

Por Josélia Pegorim

A intensa massa de ar polar que começou a atuar sobre o Sul do Brasil nesta segunda-feira causou uma queda da temperatura muito acentuada por todo o Paraná. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, a maior temperatura no Estado ocorreu em Joaquim Távora, no norte paranaense e foi de 19,8ºC.

A ação do ar muito gelado e da umidade alta produziram o fenômeno da chuva congelada em várias cidades do oeste e sul do Estado. Na chuva congelada, a gota de chuva que cai da nuvem, na forma líquida, vira gelo no caminho entre a base da nuvem e o solo. O pequeno gelo logo derrete ao ter contato com alguma superfície com temperatura maior. Por volta das 21 horas, o fenômeno da chuva congelada ocorria na cidade de Cascavel, no oeste do estado. O Instituto Simepar confirmou a queda da neve em Palmas e em General Carneiro.

Para esta terça-feira, a expectativa é de que o frio aumente ainda mais sobre o Paraná. Há possibilidade de queda da neve em várias áreas do centro, sul e leste do estado, incluindo a Grande Curitiba.
Esta notícia foi publicada no site www.climatempo.com.br em 22/07/2013. Todas as informações contidas são de responsabilidade do autor.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.