Geografia
06/02/2013
Tremor e pequeno tsunami causam destruição na Oceania
Com agência EFEUm terremoto de 8 graus de magnitude atingiu a área das Ilhas Salomão nesta quarta-feira, provocando ondas de até um metro que causaram destruição nas ilhas mais próximas. O epicentro do tremor aconteceu em alto-mar, perto das pequenas ilhas Santa Cruz, a uma profundidade de 28,7 quilômetros.
Augustine Pilve, a diretora do setor de enfermaria do hospital de Lata, a principal cidade da região, confirmou cinco mortes à emissora neozelandesa TVNZ, incluindo a de um menino de mais ou menos 10 anos. Porém, segundo ela, o número de vítimas pode subir, já que o centro médico está recebendo vários feridos. Enquanto isso, o chefe de polícia local, John Lansley, afirmou que as ondas inundaram parte da pista do aeroporto de Lata, o que afetaria a chegada de ajuda humanitária ao local.
Nos primeiros momentos após o forte sísmo, o centro de prevenção local emitiu um alerta de tsunami para toda a região do Pacífico Sul. O aviso, no entanto, foi cancelado algumas horas depois, após uma reavaliação dos dados.
Devastação - Apesar da ameaça de um tsunami de grandes proporções ter sido descartada, a força do tremor foi suficiente para produzir ondas de até um metro que provocaram devastação em partes das Ilhas Salomão. O local mais afetado foi a província de Santa Cruz, um conjunto de ilhotas localizado no extremo leste do arquipélago. Fontes oficiais relatam dezenas de casas destruídas em três vilarejos na costa oeste. Testemunhas afirmam que as ondas avançaram por 500 metros nas zonas litorâneas.
Pânico - Apesar de não ter provocado danos em outros arquipélagos do Pacífico, o terremoto desta quarta espalhou o medo e a apreensão na Oceania. Em Kiribati, os moradores deixaram suas casas e procuraram abrigo no estádio local. Na capital de Fiji, Suva, houve engarrafamentos por causa da movimentação dos aldeões em direção às zonas mais altas da ilha. Na Nova Zelândia, que comemora um feriado nacional hoje, os banhistas que aproveitavam a data esvaziaram as praias após o sinal das sirenes de alerta. O Japão pediu que a população se afaste do litoral por precaução e calcula que parte da sua costa pode receber o impacto de um pequeno tsunami de 20 centímetros.
Histórico - As Ilhas Salomão estão no "Anel de Fogo", uma zona de intensa atividade vulcânica e tectônica no Oceano Pacífico. Em 2007, um tsunami ocorrido após um terremoto de 8.1 graus matou pelo menos 52 pessoas e deixou milhares de desabrigados no arquipélago.
Esta notícia foi publicada em 06/02/2013 no site veja.abril.com.br. As informações contidas são de responsabilidade do autor.