Disciplina - Geografia

Geografia

11/10/2011

Campo Mourão nasceu do esforço dos pioneiros

A Campo Mourão que completou 64 anos em 10 de outubro teve a história construída com base no amor, sonhos e na mobilização da população a favor do progresso pela região. Criado em 1947, o município compreendia a área dos 25 municípios que hoje formam a Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão (Comcam). Um exemplo do amor dos mourãoenses pela terra onde vivem é a forma como o município foi emancipado. Em 1947, durante um programa de reorganização político-administrativa do Paraná, desenvolvido pelo governador Moysés Lupion, os pioneiros Francisco Ferreira Albuquerque e Pedro Viriato de Souza Filho decidiram tentar incluir Campo Mourão no projeto.
“Souza Filho viajou até a capital e conseguiu audiência com o governador. Um assessor de Lupion disse que não havia condições de aquele lugarejo se tornar um município, apenas dali a 15 anos. Souza Filho se alterou com esse assessor e o governador, para pacificar a situação, resolveu incluir Campo Mourão no projeto”, relata o historiador Jair Elias dos Santos Júnior. O historiador também citou outro fato de mobilização popular em favor do desenvolvimento de Campo Mourão. Em 1949, quando seria lançada a pedra fundamental da construção da usina hidrelétrica da cidade, os pioneiros se uniram e abriram a estrada no meio da mata até o local do lançamento. “A mesma coisa sobre o aeroporto da cidade, que teve a pista aberta por 400 homens em apenas três dias.”
O início
No entanto, o começo da história de Campo Mourão se deve ao governador da província de São Paulo, Dom Luiz Antonio Botelho e Socio Mourão. Ele foi o responsável por, entre 1769 e 1770, enviar uma expedição para a região do Rio Ivaí, na época chamado de Rio Dom Luiz. Setenta e cinco homens foram comandados pelo Capitão Estevão Ribeiro Baião e Francisco Lopes da Silva com a missão de descobrir e batizar as novas localidades. Ao avistarem um enorme campo aberto, batizaram o local de “Campos Mourão”, posteriormente mudado para “Campo do Mourão”, e, mais tarde, simplificado para “Campo Mourão”, em homenagem ao governador de São Paulo.
O historiador divide a história do município em três momentos: o descobrimento pela expedição de Dom Luiz, seguido pela chegada das primeiras famílias atraídas por informações de que a nova terra era próspera e a criação do município.
No livro “Campo Mourão na espiral do tempo”, a escritora Edina Simionato relata encontros de expedicionários com os índios que ocupavam a região. “Em 1893 os expedicionários vindos de Guarapuava (PR), Norberto Marcondes, Guilherme de Paula Xavier e Jorge Walter chegaram à região com 120 homens, para se dedicarem à criação de gado. Eles também fizeram os primeiros contatos com duas tribos de índios, uma de chefe Gembre e a outra liderada por Capitão índio Bandeira, que, ao que consta, seria um mestiço.”
Esta notícia foi publicada em 10/10/2011 do sítio Gazeta de Maringá. Todas as informações nela contida são de responsabilidade do autor.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.