Disciplina - Geografia

Geografia

12/05/2011

Dois terremotos provocam mortes e destruição no sul da Espanha

Dois terremotos foram registrados no sudeste da Espanha na quarta-feira, matando pelo menos oito pessoas e provocando grandes danos em edifícios, informaram funcionários do governo. Anteriormente o governo havia divulgado dez mortes, mas corrigiu a informação segundo jornal El País. O epicentro dos tremores - de magnitudes 4,4 e 5,2 - foi localizado perto da cidade de Lorca. O primeiro tremor ocorreu por volta das 17h (horário local, 12h em Brasília) e o segundo ocorreu duas horas mais tarde. Barcelona não foi atingida e não há indícios de tremor em nenhuma parte da cidade, segundo os jornais e televisão. Somente as cidades mais ao sul foram afetadas, mas nenhuma delas como Lorca. Algumas imagens mostradas são bem fortes, com pessoas desesperadas e chorando. No entanto, a repercussão sobre o assunto, obviamente, é muito grande. Em quase todos os canais, o assunto principal é o terremoto. Assunto mais abordado do que o título do Campeonato Espanhol do Barcelona, que está há alguns minutos de conquistar a taça da Liga.
Segundo comunicado do gabinete do primeiro-ministro José Luis Rodríguez Zapatero, o tremor causou danos generalizados na cidade de Lorca e áreas próximas. Zapatero foi informado do desastre durante uma reunião com o rei Juan Carlos. O rei e o premiê conversaram logo a seguir com o presidente da região de Múrcia e Zapatero ordenou o envio imediato de unidades militares de emergência para a região. A torre de uma igreja caiu na rua e por pouco não atingiu um repórter da emissora pública TVE, que transmitia ao vivo do local. Imagens de televisão mostraram famílias abaladas se reunindo em praças da cidade em busca de locais seguros e telefonando para parentes e amigos.
O prefeito de Lorca, Francisco Jódar, disse à TVE que alguns edifícios ruíram e que algumas pessoas foram retiradas de suas casas por precaução. "O tremor afetou toda a cidade e houve danos. Ele foi sentido na cidade inteira", disse. Os danos ficaram concentrados nas cidades de Lorca e Totana, mas também atingiram Albacete e Velez-Rubio, em Almeria, informou o gabinete do primeiro-ministro.
John Bellini, um sismólogo do Centro de Pesquisa Geológica dos Estados Unidos (USGS, pela sigla em inglês), disse que o terremoto mais forte teve magnitude preliminar de 5,3 e ocorreu 350 quilômetros a sudeste de Madri. O tremor ocorreu a uma profundidade de cerca de dez quilômetros e foi precedido por um menor, de magnitude 4,5, no mesmo local. Os tremores ocorreram numa área sismologicamente ativa localizada perto de uma grande falha abaixo do Mar Mediterrâneo. O USGS diz ter registrado centenas de pequenos tremores na região desde 1990.
A região mais afetada é conhecida como bairro das Viñas, abaixo do castelo emblemático da cidade murciana, a terceira maior da região com 90 mil habitantes, segundo uma porta-voz da emergência local. O terremoto danificou muitas das igrejas da cidade, incluindo o castelo. "O que estamos fazendo agora mesmo é atender aos feridos e vendo as possíveis vítimas, e depois temos todos os serviços de emergência ativos", explicou o prefeito de Lorca, Francisco Jódar. Os técnicos municipais estão analisando se os edifícios têm danos estruturais ou apenas nas fachadas.
O acesso a Lorca era muito complicado pela estrada, informou a RNE. Além de Lorca, o terremoto afetou a localidade murciana de Totana e o tremor também foi sentido em Albacete e Vélez-Rubio, na região de Almería, informou o governo central.
Esta notícia foi publicada em 11/05/2011 do sítio Gazeta do Povo. Todas as informações nela contida são de responsabilidade do autor.

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.