Disciplina - Geografia

Geografia

30/04/2011

Passeio pela capital paulista com cheirinho bom de café

O passeio parte da Estação da Sé e, em uma caminhada até a Estação São Bento, os guias relatam histórias do período áureo da cafeicultura no Brasil, mostrando casas e prédios, como o Edifício Rolim (1920) e o Guinle (1913), que compõem a paisagem da capital paulista. No Roteiro do Café, ofertado gratuitamente pela São Paulo Turismo e Café Moka, é possível fazer uma viagem aos séculos 19 e 20, aprender muito sobre a cultura cafeeira e quanto ela contribuiu para o desenvolvimento urbano da cidade de São Paulo e do país.
Entre as paradas, além de conhecer tradicionais cafeterias como o Galo da Sé, Café São Paulo, Girondino, Café Bra­sileiro e Café dos Andes, o roteiro permite visitas especiais, como conhecer a primeira cafeteria, de 1850, instalada informalmente na casa de dona Maria Emília Vieira, a Maria Punga. Por ali, nos arredores da Rua XV de Novembro, estudantes da Faculdade de Direito tomavam café em xícaras importadas da França.
O passeio segue para a mais antiga sede do Banco do Brasil da cidade. O prédio possui adornos inspirados em ramos do grão. Em seguida, o Largo do Café, local que recebeu esse nome por concentrar uma espécie de “bolsa de valores” do produto, mais tarde transferida para Santos.
Para fechar o tour, que tem duas horas e meia de duração, a parada é a Estação da Luz, linha de trem instalada para transportar o café produzido no interior até o porto de Santos. No Parque da Luz, é possível apreciar um pé de café bem de pertinho.
Serviço:
Até junho, sempre nos fins de semana, com duas saídas aos sábados (9 h e 14 horas) e quatro saídas aos domingos, com duas turmas em cada horário. O ingresso é uma embalagem de qualquer produto Moka e gratuito para crianças de até 6 anos. Para participar é preciso fazer o agendamento com dois dias de antecedência e a capacidade máxima é de 30 pessoas. Consulte o site www.cafemoka.com.br.
Esta notícia foi publicada em 14/04/2011 do sítio Gazeta do Povo. Todas as informações nela contida são de responsabilidade do autor.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.