Disciplina - Geografia

Geografia

14/01/2008

Balneabilidade que bicho é este?

Esta palavra entrou definitivamente no dicionário popular do Paraná. Aqui no litoral e na costa oeste, onde estão às praias do lago de Itaipu, ela faz parte de todas as rodas de prosa.
Das crianças aos adultos, todos sabem de cor e salteado que balneabilidade é trabalho que o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) promove para monitorar a qualidade da água das nossas praias, avaliando a quantidade de colifórmes fecais (coco), presente na água.
Em 2003, quando iniciamos a sua divulgação a reclamação foi geral. O setor empresarial, prefeitos e vereadores acreditavam que a medida afugentaria turistas e nos pedia para parar com a divulgação.
setor empresarial todos queriam que escondessemos esta informacao da populacao desinformada, que por nao morarem no litorial desconheciam os lugares `poluidos que os moradores evitam e nao deixam suas familias banharem neste locais. Se, apara auferir algum lucro o preço era a saude de seus clientes, nada poderia se opor no seu caminho.
Oras, se somos o IAP, responsáveis pelo monitoramento da balneabilidade das praias e rios não poderíamos ser irresponsáveis ao ponto de esconder dos veranistas onde há contaminação na água, garantindo o lucro de poucos, ao invés da saúde da população.
Vencemos. Hoje, todos os setores comerciais e empresariais, ambientalistas, classe política e, até mesmo, ídolos do surf como Peterson Rosa e Maria Alice Sabóia do bodyboard, fizeram questão de apoiar nosso trabalho.
Esta ação já coloca as praias paranaenses como as mais seguras para banho no Brasil, sendo o único estado à sinalizar e orientar a população quanto a qualidade da água em seu litoral.. Esta afirmação não é nossa.
Foi apresentada pelo telejornal Bom Dia Brasil, em reportagem veiculada no último dia 04 de janeiro e pode ser conferidao no site do jornal. Para acessar clique aqui . A produção da rede Globo mostrou imagens das 54 barracas, que colocamos em toda a orla do litoral nas cores vermelha – indicando água “imprópria” para banho e azul, indicando água “própria” para banho. Neste pontos, veranistas recebem informações e o boletim de balneabilidade – que segundo pesquisa é o material de divulgação mais lembrado por turistas que freqüentam o nosso litoral.
Venha conhecer o litoral paranaense e volte de suas férias com as energias e saúde renovada para enfrentar este ano com energia, sabedoria e amor ao meio ambiente.
Se nossas praias não são consideradas as mais belas, o que discordo, posso garantir que são as mais seguras!
Um forte abraço e até a próxima semana, Rasca Rodrigues é secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Paraná
Governo aumenta fiscalização para a preservação das áreas de restinga
Governo destina R$ 1,14 milhão contra enchentes em Campina Grande do Sul
Projeto Cinema na Areia estréia em Shangrilá com recorde de público
Recolhimento de lixo reciclável no litoral aumenta 1.600%
Reciclagem aumenta em R$ 500,00 a renda dos catadores do litoral
Ação integrada fiscaliza 43 quiosques e 18 vendedores ambulantes em Matinhos
Força Verde apreende mais 5 toneladas de carvão em Pontal do Paraná
Ligações à rede coletora de esgoto melhora a qualidade da água do mar em Guaratuba
Força Verde apreende palmito industrializado clandestinamente
IAP apreende 200 quilos de camarão e doa para entidade em Paranaguá
Fonte:  Boletim eletrônico semanal da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos     Hídricos. Número 122. Curitiba,12 de Janeiro de 2008
© 2004 - Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos - loboguara@sema.pr.gov.br
Rua Desembargador Motta 3384 - 80430-200 - Curitiba - PR - Telefone 41 3304-7700
http://www.sema.pr.gov.br
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.