Disciplina - Geografia

Geografia

13/01/2011

Chuva atinge a região serrana do Rio de Janeiro

Um ano depois da tragédia que matou 31 pessoas em Angra dos Reis, o Estado do Rio de Janeiro volta a sofrer com desmoronamentos provocados pela chuva. A Prefeitura de Teresópolis, cidade mais afetada pelos temporais que atingem a região serrana do Rio desde a última segunda-feira (10), confirmou no início da tarde desta quarta-feira (12), a morte de 71 pessoas nos deslizamentos, que atingem principalmente 15 bairros. Segundo as autoridades fluminenses, há mortos também nas cidades de Petrópolis e Nova Friburgo. Até o momento, foram contabilizados cerca de mil desabrigados, 200 feridos e 200 atendimentos de emergência em Teresópolis. Muitas pessoas ainda estão presas em localidades isoladas, que não podem ser acessadas por automóveis. Os desabrigados estão sendo encaminhados ao ginásio de esportes da cidade Pedro Jahara, conhecido como "Pedrão" --mesmo local que está recebendo as doações.
O prefeito de Teresópolis, Jorge Mario (PT), assinou durante a tarde o decreto de estado de calamidade pública com o objetivo de pedir recursos emergenciais. Ele estima que a verba seria da ordem de R$ 100 milhões. Ele classificou a trágedia como "a maior catástrofe da história do município". Nesta quarta-feira, o prefeito esteve reunido com o secretário estadual do Meio Ambiente, Carlos Minc, com a presidente do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Marilene Ramos, e com o secretário estadual de Assistência Social e Direitos Humanos, Rodrigo Neves. Espera-se que o ministro de Integração Nacional, Fernando Bezerra, chegue em Teresópolis ainda hoje.
De acordo com Rodrigo Neves, o governo estadual vai disponibilizar ajuda financeira para as familias prejudicadas. A presidente do Inea disse que, emergencialmente, estão sendo mobilizados equipamentos, escavadeiras, caminhões e pessoal para ajudar a desentupir os rios do município. A Secretaria Estadual de Saúde também autorizou a instalação de um hospital de campanha, que provavelmente deve ser montado no centro da cidade. Para Minc, "a desgraça seria muito maior" se o governo não tivesse retirado das áreas de risco e dado aluguel social a 200 pessoas, no ano passado. A secretaria municipal de Meio Ambiente informou que o volume de chuvas que atingiu o município durante cinco horas na madrugada foi o equivalente ao esperado no mês. Em 24 horas, foram registrados 140 mm de chuva. O gabinete de emergência foi acionado pelo prefeito ainda de madrugada e cerca de 800 pessoas estão trabalhando no atendimento aos prejudicados.
Saiba mais...
Temas Atuais - Desastres naturais
Desastres Naturais - Brasil * Este link direciona para uma página em flash e/ou gifts animados.
Esta notícia foi publicada em 12/01/2011 do sítio Notícias UOL. Todas as informações nela contida são de responsabilidade do autor. A notícia foi adaptada, texto na íntegra.

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.