Disciplina - Geografia

Geografia

17/12/2010

Transposição do São Francisco

Agricultores de Mauriti, no sul do Ceará, acompanham de perto as obras de transposição do Rio São Francisco. O município deve ser um dos grandes beneficiados com os canais de irrigação que estão sendo construídos no Nordeste. Para vencer as barreiras naturais, túneis foram projetados para a distribuição da água.
A água do chamado Eixo Norte será captada no Rio São Francisco, perto do município de Cabrobó, em Pernambuco. O canal atravessará o estado de Pernambuco, passando por salgueiro e entrando no Ceará, na altura do município de Jati.
O túnel está sendo construído ainda no Ceará, quase divisa com a Paraíba, e tem 15 quilômetros de extensão. Em seguida, o canal entra no estado da Paraíba e vai passar por um segundo túnel, que vai abastecer um reservatório. Do reservatório as águas serão canalizadas para o Rio Piranhas. A água que vai escoar pelo eixo norte beneficiará quatro estados nordestinos: Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará.
As obras começaram no mês de junho deste ano. O prazo para serem concluídas é de 40 meses.
No Ceará, os agricultores das áreas que serão atendidas pelos ramais de irrigação têm a esperança de aumentar a produção com a água que vai chegar.
O agricultor Francisco Euvênio de Lacerda, que cultiva banana, milho e feijão numa propriedade no município de Mauriti, acredita que a chegada da água vai ajudar na irrigação.
O produtor Cleiton Lacerda também tem uma propriedade em Mauriti. No sítio, a renda vem da plantação de milho, feijão e banana. Para ele, a possibilidade de ter mais água para abastecer o sítio cria a expectativa de um futuro melhor.
Esse trecho do eixo norte das obras deve ficar pronto em dezembro de 2012.
Sobre o assunto, acesse o vídeo disponível na página da TV Multimídia, o qual abrirá em uma nova aba/janela.

Esta notícia foi publicada em 15/12/2010 do sítio Globo Rural. Todas as informações nela contida são de responsabilidade do autor.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.