Disciplina - Geografia

Geografia

05/04/2010

Terremoto de 7,2 graus atinge o norte do México

O tremor chegou a balançar prédios no centro de Los Angeles. Na última hora uma série de tremores secundários foram registrados na região, e a comunicação com a cidade de Mexicali, capital do Estado da Baixa Califórnia, é difícil devido à queda das linhas de telefone, o que também atrasa no repasse de relatos sobre maiores danos na cidade. Ainda não há informações sobre vítimas ou graves prejuízos, mas há relatos de pessoas presas em elevadores, tanto no México quanto nos EUA, falhas de linhas de comunicação e na cidade de Tijuana houve muitos desmaios, segundo as agências de notícias internacionais. De acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), o tremor ocorreu às 15h40 horário local [17h40 horário de Brasília], e ocorreu no epicentro exato de 26 quilômetros sudeste da cidade de Guadalupe Victoria, a uma profundidade de 32 quilômetros.
De acordo com o jornal "Los Angeles Times" os bombeiros em Los Angeles estão em estado de alerta, checando por fissuras em pontes e edifícios, e atendendo a chamados de elevadores parados. Segundo a agência de notícias Associated Press, o impacto pôde ser sentido nas cidades americanas de Los Angeles, San Diego e Palm Springs, além de Phoenix, no Estado do Arizona.
Ainda de acordo com a agência, a região tem sido atingida por tremores de magnitude 3,0 durante toda a semana. Impactos do terremoto foram sentidos até a cidade de Santa Bárbara, na Califórnia, informou Susan Potter, sismóloga do USGS. Em Yuma, no Arizona, policiais reportaram que o tremor foi muito forte, mas não há informações sobre danos materiais ou vítimas. Segundo o xerife local, a maioria dos chamados deve-se a alarmes que dispararam em empresas. Em San Diego não houve relatos de danos até o momento, mas as autoridades locais estão investigando possíveis falhas estruturais em pontes, elevados e prédios.
Esta região da Baixa Califórnia - próximo à cidade de Mexicali - tem registrado atividades sísmicas com frequência, a maioria pequenos tremores, mas também alguns de maior intensideade. A cidade Guadalupe Victoria registrou diversos tremores menores nas últimas semanas, informou o "Los Angeles Times".
Fonte: Folha Online
Publicado em 04/04/2010. Todas as modificações posteriores são de responsabilidade do autor do texto.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.