Disciplina - Geografia

Geografia

07/01/2010

Turistas deixam 80 toneladas de lixo na Ilha do Mel

De acordo com o coordenador da Ilha do Mel, Reginato Bueno, a remoção do lixo está sendo feita apenas no período da tarde, pois pela manhã a maré estava alta e não era possível acessar os locais de depósito. Segundo Bueno, até quinta-feira (7) mais 20 toneladas devem ser retiradas da ilha. “A falta de conscientização ambiental de alguns turistas é preocupante”, resume Bueno.
Para que o ecossistema da Ilha do Mel seja preservado, o IAP reforça a orientação para que os turistas não deixem lixo espalhado no local. Além disso, não se deve levar e nem retirar plantas e animais da ilha. “Cada um tem que se policiar e ter consciência do que não se deve fazer na ilha, que é uma área de preservação ambiental”, afirma o coordenador da Ilha.
No dia 30 de dezembro a Ilha do Mel atingiu a lotação máxima, que é de cinco mil visitantes. De quinta-feira (31) até o sábado (2) a ilha continuou cheia, mas houve renovação de cerca de 1,2 mil pessoas por dia, segundo a estimativa do coordenador da ilha. Já no domingo o tempo nublado fez com que aproximadamente três dos cinco mil visitantes deixassem o local.
Fiscalização
Cinco barcos clandestinos foram flagrados pela Força Verde da Polícia Militar e pelo IAP fazendo travessia irregular para a Ilha do Mel na madrugada do dia 30 para o dia 31, quando a lotação já havia sido atingida. Os donos dos barcos foram notificados e os 200 visitantes foram levados novamente para o continente.
Para não perder a viagem, o turista deve ligar para o telefone do terminal de embarque da Ilha do Mel, que fica em Pontal do Sul – (41 – 3455-1144), e verificar se existem vagas. Além disso, existem placas informativas na estrada que liga Paranaguá a Pontal do Paraná; e na que liga Matinhos a Pontal do Paraná sobre a lotação do local. A travessia é feita das 8 às 20 horas.
Fonte: Portal RPC
Acessado em 04/01/2010. Todas as modificações posteriores são de responsabilidade do autor do texto.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.