Disciplina - Geografia

Geografia

06/10/2007

A imagem no ensino de geografia : a prática dos professores da rede pública estadual de Ponta Grossa, Paraná

A imagem no ensino de geografia : a prática dos professores da
rede pública estadual de Ponta Grossa, Paraná

Carla Silvia Pimentel

Este trabalho investigou os procedimentos adotados por professores de Geografia na utilização de fotografias convencionais, fotos aéreas e imagens de satélites, no ensino-aprendizagem dessa disciplina para alunos do ensino fundamental, da rede pública estadual de ensino no município de Ponta Grossa, Paraná. Partiu-se do princípio de que a linguagem visual possibilita o desenvolvimento de noções e conceitos sobre o espaço geográfico e tem importância fundamental no processo de comunicação e produção do conhecimento dessa ciência. Os dados coletados possibilitaram levantar as opiniões de professores quanto à aprendizagem e interesse dos alunos em atividades que envolvem imagens; as dificuldades que encontram para organizá-Ias; o uso das imagens contidas nos livros didáticos; a disposição dos alunos para pesquisar quando se deparam com imagens em sala de aula. Também foram objeto de reflexão os relatos de atividades que os professores realizaram com os alunos utilizando os referidos materiais. Constatou-se que a imagem vem sendo comumente utilizada pelos professores como recurso auxiliar na aprendizagem, ilustrando o tema de estudo. A fotografia convencional, utilizada por todos os professores, constitui um meio para o estudo da paisagem geográfica. As fotos aéreas são submetidas a fotoidentificação para reconhecimento de elementos e empregadas pelos professores como fontes primárias na elaboração de mapas. As imagens de satélites, presentes com menor freqüência, ilustram o avanço cartográfico, possibilitando ao aluno conhecer métodos inovadores para o estudo do espaço. Os professores atribuem valor pedagógico e epistemológico aos diversos tipos de imagens, tanto para ensinar conceitos geográficos, quanto para motivar os alunos para a aprendizagem. Para expandir o trabalho pedagógico realizado com os alunos podem ser implementadas algumas propostas: adotar o conceito de paisagem geográfica nos estudos realizados com imagens; desenvolver a concepção de imagem como linguagem; explorar as características de polissemia e subjetividade valorizando a expressão individual dos alunos; integrar diferentes linguagens, técnicas e métodos no trabalho com imagens e, finalmente, ampliar as funções atribuídas à imagem no trabalho pedagógico.

Fonte: Bibliotea Universia

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.