Disciplina - Geografia

Geografia

10/09/2007

Alunos de Londrina poderão ver eclipse

Eclipse solar parcial poderá ser
acompanhado do Planetário


Agência UEL

O Planetário de Londrina e o Observatório Astronômico da UEL realizam amanhã, 11, uma atividade especial para a observação do eclipse solar parcial. Uma turma da Escola Municipal Cecília Hermínia foi convidada a estar no Planetário e acompanhar o evento. A observação será aberta ao público em geral.

Na ocasião, os presentes serão orientados como fazer a observação de maneira segura, e serão colocados à disposição equipamentos adequados. A observação será feita utilizando os métodos de projeção mais seguros, como câmara “Pin-Hole”, além do uso de filtros próprios para a observação solar.

Durante a atividade haverá uma explanação sobre o fenômeno e a turma de alunos ainda assistirá a uma sessão de cúpula (O Príncipe Sem Nome).

Evento: Observação do Eclipse Solar Parcial.
Horário: Início às 8h.
Público: A observação do eclipse é aberta a todos; a sessão de cúpula é fechada para a Escola Cecília Hermínia.
Local: Planetário de Londrina.

O eclipse solar

Um eclipse solar ocorre quando há um alinhamento entre o Sol, a Lua e a Terra, de forma que o cone de sombra lunar atinge nosso planeta. Assim, observadores localizados no caminho de passagem da sombra podem ver o disco solar ser encoberto pela Lua. Dependendo da ocasião podemos ver um eclipse solar total, quando nosso satélite natural encobre totalmente o astro-rei, ou um eclipse solar parcial, quando apenas parte do Sol é encoberto. Nesta ocasião, quanto mais ao sul do país maior a magnitude do eclipse, assim, observadores de Londrina terão uma bela visão do fenômeno.

O espetáculo celeste começa próximo das 7h34 com máximo às 8h31 e seu término se dá por volta das às 9h34. Durante o máximo do eclipse a Lua encobrirá cerca de 20% do disco solar não havendo diminuição relevante de luminosidade, de maneira que um desavisado nem notará o evento.

Muito cuidado

A equipe do Planetário de Londrina recomenda que jamais olhe para o sol diretamente, e jamais utilize materiais caseiros para observar o eclipse. Materiais como filme fotográficos (mesmo dobrado), chapa de radiografias (mesmo dobradas), óculos escuros, vidro esfumaçado, bacia com água, e outros, não são de maneira nenhuma seguros e podem causar lesões graves no olho. Jamais aponte uma luneta ou telescópio para o Sol para observar diretamente! Cegueira instantânea pode ocorrer. O uso desses equipamentos só são recomendados para os métodos de projeção (apenas por pessoas experientes) ou com uso de filtros próprios que dificilmente são encontrados no Brasil. O único material recomendado é o vidro de soldador, mas apenas o de número 14 é seguro. Mesmo assim deve-se olhar através dele apenas entre 5 e 10 segundos, descansar os olhos por mais 20 segundos, para em seguida observar novamente e assim sucessivamente. Este vidro é bem barato e pode ser encontrado em casas de materiais elétricos e soldas.

Fonte: Agência UEL, 10/09/2007.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.