Disciplina - Geografia

Geografia

08/04/2019

Seção especial da Revista Brasileira de Geografia

O IBGE lançou hoje o segundo número do volume 63 da Revista Brasileira de Geografia (RBG). Esta edição possui uma seção especial de trabalhos apresentados no III Congresso Brasileiro de Geografia Política, Geopolítica e Gestão do Território (Congeo), evento realizado em setembro do ano passado, em Niterói (RJ).

A revista conta com oito artigos apresentados no Congeo e mais duas produções para o dossiê Zona Costeira Brasileira, lançado no número anterior. Os trabalhos falam, entre outros temas, sobre processos e conflitos nas fronteiras da América Latina e dinâmicas de blocos regionais, além de trazer análises de desastres ambientais em Minas Gerais e a influência da geografia no comportamento eleitoral.

A tecnologista do IBGE Maria Lúcia Ribeiro Vilarinhos afirma que o congresso trabalhou temas importantes dentro desses campos na atualidade, que estão na pauta mundial. Segundo ela, “o III Congeo é um marco para a reflexão sobre novas questões e novas abordagens nas relações entre espaço e poder”.

Criada pelo IBGE em 1939, a RBG foi publicada regularmente até 2006 e, dez anos depois, foi retomada em 2016, com formato digital e periodicidade semestral. Esta edição e as próximas vêm ampliando a quantidade de artigos, e em agosto será publicada a edição comemorativa de 80 anos da revista. Os pesquisadores interessados em apresentar seus trabalhos devem acessar o site para submissão dos artigos.

Esta notícia foi publicada no site agenciadenoticias.ibge.gov.br em 28/03/2019. Todas as informações nela contidas são de responsabilidade dos autores.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.