Disciplina - Geografia

Geografia

06/12/2018

Foi um tornado!

Destruição de casas com duas mortes em Itaperuçu foi causada por tornado, dizem meteorologistas



Meteorologistas do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) informaram nesta terça-feira (4), que a destruição em mais de 400 casas em Itaperuçu, na Região Metropolitana de Curitiba, foi causada por um tornado.

Até então, os especialistas afirmavam que o fenômeno, provavelmente, trata-se de uma microexplosão, que ocorre quando um forte jato de vento desce ao solo de uma única vez, causando estragos.

Dois adolescentes, de 14 e 17 anos, morreram soterrados por um muro que caiu durante o tornado, na noite de sexta-feira (30). Segundo a Defesa Civil, mais de 1,6 mil pessoas foram atingidas pelos estragos.

Os ventos passaram de 100 km/h, segundo o Simepar.

Reconstrução

Nesta terça-feira, a Prefeitura de Itaperuçu decretou estado de emergência. Segundo o município, 99 famílias ainda não conseguiram retornar para as casas, por conta dos estragos.

A partir de quarta-feira (5), um grupo de engenheiros voluntários e da Prefeitura de Curitiba vão começar um plano de trabalho para ajudar na reconstrução, identificando quais casas ainda possuem riscos de desmoronamento.

Os especialistas também devem analisar os projetos necessários para recuperar as estruturas destruídas pelo tornado.

"Existe um planejamento chamado de plano de trabalho que deve ser apresentado ao Governo Federal para alferir os recursos necessários à recuperação dessas edificações todas", comenta o comandante da Defesa Civil, Major Antônio Hiller Neto.

O Governo do Paraná informou que repassou, nesta terça-feira, R$ 150 mil para a reforma de três postos de saúde que foram atingidos. Ainda conforme o governo, foram liberados R$ 2 milhões para a Prefeitura de Itaperuçu.
Esta notícia foi publicada no site  da G1 em 04/12/2018. As informações são de responsabilidade do autor.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.