Disciplina - Geografia

Informativos

21/03/2018

Sugestão de Objetos Digitais de aprendizagem (ODAs)

Olá, professores!

No próximo dia 29 de março a cidade de Curitiba completará 325 anos. Nesta data em 1693 seu nome era Vila de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais. Apesar de ser o dia do aniversário não é feriado na cidade que descansa no dia de sua padroeira Nossa Senhora da Luz dos Pinhais.

Essas datas comemorativas podem despertar nos professores e estudantes uma motivação para estudar alguns temas e por isso lembramos que a Escola Interativa Recursos Digitais traz alguns objetos digitais de aprendizagem (ODAs) que podem ser aproveitados.

Para acessar a Escola Interativa Recursos Digitais você pode digitar diretamente o endereço www.escolainterativa.diaadia.pr.gov.br  ou no Dia a Dia Educação selecionar a aba educadores e clicar no ícone da Escola Interativa Recursos Digitais que se encontra no lado direito da página.

Por exemplo:

IMAGEM DE DE CURITIBA NO SÉCULO XIX
Página web do site Guia Geográfico Curitiba. Curitiba (Corytiba) em 1855, com a Igreja Matriz, ao centro (ilustração de J.H. Elliot, publicada no livro do historiador baiano Pedro Calmon).

CURITIBA - 1936
Filme do cineasta João Baptista Groff (1898-1971) apresenta a cidade de Curitiba, na inauguração da sede da Caixa Econômica Federal, além de imagens das praças Generoso Marques e Carlos Gomes e das pessoas circulando por estas praças e pelas ruas da cidade. Apresenta ainda imagens dos veículos da época e do bonde elétrico.

MEMÓRIA SOBRE RIOS URBANOS EM CURITIBA NA PERSPECTIVA DA HISTÓRIA AMBIENTAL

Quais relações, vínculos e identidades podemos estabelecer com os rios das nossas cidades? E quais compreensões históricas podemos ter também sobre as constituições destas cidades? Partindo destas questões apresentamos, nesta Escola Interativa, a Produção PDE Memória sobre os rios urbanos em Curitiba na perspectiva da História Ambiental. Palestrante: João Augusto Reque
Data da realização: 01/11/2016

HIGIENISMO EM CURITIBA
Esta Escola Interativa tratou o tema do Higienismo com a arquiteta e historiadora Elizabeth Amorim de Castro. Ela falou sobre o tema que foi objeto de pesquisa do seu livro recente intitulado "Os 75 anos do Matadouro Municipal do Guabirotuba - Arquitetura, Urbanização e Higienismo" . Palestrante: Elizabeth Amorim de Castro Data da realização: 22/06/2016

Estes são apenas alguns exemplos de recursos que você pode encontrar na Escola Interativa Recursos Digitais.

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.