Disciplina - Geografia

Galerias de Imagens > > Geografia do Paraná

Parque Estadual de Vila Velha

O Parque Estadual de Vila Velha situa-se no estado do Paraná, Brasil, 20 km a sudeste do centro de Ponta Grossa e a 100 km de Curitiba. O governo estadual criou um parque pelo motivo de proteger 18 km² de formações rochosas. </br></br>
Localizados a 3 Km dos arenitos, são crateras circulares de grande diâmetro que aparecem isoladas nos campos, também conhecidas como "Caldeirões do Inferno". Em número de três, suas paredes verticais atingem uma profundidade de mais de 100 m e apresentam um volume de água que atinge aproximadamente a metade desta profundidade.  </br></br> Em uma das furnas foi construído um elevador panorâmico que vence um desnível de 54 m e dá acesso ao seu interior, sobre uma plataforma flutuante, colocada a 3 m do nível da água, daí em diante uma escada dá acesso a um deck. As furnas (imagem) têm origem na estrutura falhada e fragmentada do arenito que concentra e orienta a circulação das águas subterrâneas através de canais em regime torrencial, abrindo, pela desagregação e remoção da areia em profundidade, grandes anfiteatros em forma de cúpula junto às linhas de falhamentos ou nas intercessões com fraturas transversais.
</br></br>
Palavras-chave: Turismo. Dimensão Socioambiental. Econômica da Produção do e no Espaço. Lugar. Território. Região. Furnas. Vila Velha. Ponta Grossa. Arenito. Lagoa Dourada.

Fonte: Diego Singh/multimeios/Seed

O Parque Estadual de Vila Velha situa-se no estado do Paraná, Brasil, 20 km a sudeste do centro de Ponta Grossa e a 100 km de Curitiba. O governo estadual criou um parque pelo motivo de proteger 18 km² de formações rochosas.

Localizados a 3 Km dos arenitos, são crateras circulares de grande diâmetro que aparecem isoladas nos campos, também conhecidas como "Caldeirões do Inferno". Em número de três, suas paredes verticais atingem uma profundidade de mais de 100 m e apresentam um volume de água que atinge aproximadamente a metade desta profundidade.

Em uma das furnas foi construído um elevador panorâmico que vence um desnível de 54 m e dá acesso ao seu interior, sobre uma plataforma flutuante, colocada a 3 m do nível da água, daí em diante uma escada dá acesso a um deck. As furnas (imagem) têm origem na estrutura falhada e fragmentada do arenito que concentra e orienta a circulação das águas subterrâneas através de canais em regime torrencial, abrindo, pela desagregação e remoção da areia em profundidade, grandes anfiteatros em forma de cúpula junto às linhas de falhamentos ou nas intercessões com fraturas transversais.

Palavras-chave: Turismo. Dimensão Socioambiental. Econômica da Produção do e no Espaço. Lugar. Território. Região. Furnas. Vila Velha. Ponta Grossa. Arenito. Lagoa Dourada.