Disciplina - Geografia

Recursos Hídricos - Encaminhamento

Aula 1

Nesta primeira aula objetiva-se conhecer como se originou e como se dá a distribuição da água pelo planeta.

Tema central: As Águas do Planeta.

Com o intuito de trazer o tema para a realidade dos educandos, questiona-se:
  •  O que vocês pensam a respeito da água?
  • A consideram importante para a manutenção da vida na Terra?
  • Conhecem sua origem e distribuição pelo Planeta?
Aborda-se, na sequência, a dinâmica da água, passando ligeiramente por sua origem (vídeo: Formação da Água no Planeta) e distribuição pelo Planeta, utilizando o mapa- múndi, destacando os estados em que a mesma se encontra (sólido, líquido, gasoso).
ícone de áudio
Vídeo

Acesse o vídeo para download.





Posteriormente, leva-se os educandos ao laboratório de informática para que aprendam como funciona o Ciclo da Água através de um simulador (segunda coluna).

Por fim, dialoga-se com os educandos a respeito da importância da água para a vida na Terra.

Aula 2

O objetivo desta aula é conhecer o que é um rio, suas características e sua importância.

Tema central: Os Rios.

Inicia-se a aula questionando os educandos a respeito dos rios, buscando relacionar o conteúdo com a realidade local, destacando, se possível, a importância do rio que localiza-se nas proximidades da escola: pode ser um afluente de um rio de maior importância, ou pode ser o rio de onde se extrai a água para abastecer a população da cidade/comunidade rural, sendo esta uma forma de utilização das águas dos rios pelo homem.
  • O que é um rio?
  • Qual a importância dos rios?
  • Temos algum rio nas proximidades da escola? Qual o nome dele?
  • Ele é o rio que abastece nossas casas?
  • Se não for, vocês sabem qual é o rio que abastece nossas casas? Qual o nome dele?
Dá-se a definição de rio perene e rio intermitente com exemplos práticos (de preferência, de rios do entorno da escola, ou de onde vivem os educandos, com fotografias ou com os nomes dos rios, que os próprios educandos podem saber) e posteriormente no quadro.

Também deve-se definir o que são as bacias hidrográficas, o que é jusante, montante, quais são as áreas onde ocorrem maior erosão e as áreas de deposição de sedimentos, dizendo porque isso acontece (Sugestão: utilizar a imagem: Esquema de um rio).

Com o auxílio de um mapa hidrográfico (imagem: Mapa do Brasil: bacias hidrográficas), identificam-se as bacias hidrográficas, verificando dentro de qual bacia hidrográfica está localizada sua escola, o córrego/rio que passa nas proximidades da escola ou da casa dos educandos. Pode-se, também, utilizar um mapa do estado ou do município.

Em seguida, através de um diálogo com os alunos, trabalha-se a utilização da água dos rios pelo homem (irrigação, geração de energia) e também a poluição dos mesmos.

Algumas definições

Aula 3

Esta aula tem por objetivo identificar as diferentes formas de relevo.

Tema central: O relevo.

Pergunta-se aos educandos o que eles compreendem por relevo.

Em seguida, explica-se quais são as principais formas de relevo: planaltos, planícies, depressões e cadeias de montanhas utilizando-se de imagens.

Obs.: Em um outro momento, trabalha-se os agentes internos e externos modeladores do relevo.

Acesse as imagens para download:


Após as explanações, é importante passar no quadro a definição das diferentes formas de relevo:

Definindo as diferentes formas de relevo

Para encerrar, trabalha-se com o simulador A energia dos rios para fixar o conteúdo e revisar a aula passada.

Aulas 4 e 5 - Aula de Campo

ícone pdf
Roteiro de pesquisa para Aula de Campo

Após a definição dos conceitos relacionados ao tema, realiza-se a aula de campo, com o intuito de ver, na prática, o que se aprendeu em sala de aula.

Definido o local a realizar-se a aula de campo (córrego nas proximidades da escola ou o rio que abastece a cidade), a mesma acontece.

Durante a aula é importante que os educandos saibam o que observar. Para isso, segue uma sugestão de roteiro de pesquisa para a aula de campo. É importante verificar a inclusão ou supressão de questões de acordo com a realidade onde a pesquisa será efetuada.

Cabe ao professor questionar os educandos ao longo do trajeto realizado:
  • Onde se encontra o vale? O relevo? O divisor de águas? O rio? A mata ciliar?
  • Há esgoto sendo lançado no rio?
  • A água está turva? o que isso pode significar?
  • Há lixo nas encostas?
  • Há moradias nas proximidades do rio? Há risco de estas casas sofrerem com enchentes?
  • Quais soluções podemos encontrar para os problemas observados?
Ao longo da aula, além de responderem o roteiro de pesquisa, cabe aos educandos realizar anotações que considerarem importantes, além de fotografar e/ou filmar a paisagem observada.

Acesse orientações para realizar uma aula de campo.

Aula 6 - Pós-campo

Na aula seguinte, retoma-se a aula de campo realizando uma mesa redonda onde os educandos farão exposição oral do que observaram em campo.

O professor orienta as exposições dos educandos, primeiro seguindo o roteiro de pesquisa, posteriormente com as demais observações feitas pelos educandos e finalmente com a exposição das imagens e filmes feitos durante o campo (na TV pen drive).

Para encerrar, elabora-se um texto coletivo descrevendo os problemas observados na aula de campo, propondo soluções para tais problemas.
Ícone Fontes de Pesquisa
Dê sua opinião
Ícone
Envie sua aula
Recomendar esta página via e-mail: