Recursos Hídricos - Encaminhamento
Aula 1
Nesta primeira aula objetiva-se conhecer como se originou e como se dá a distribuição da água pelo planeta.Tema central: As Águas do Planeta.
Com o intuito de trazer o tema para a realidade dos educandos, questiona-se:
- O que vocês pensam a respeito da água?
- A consideram importante para a manutenção da vida na Terra?
- Conhecem sua origem e distribuição pelo Planeta?
Vídeo Acesse o vídeo para download. |
Posteriormente, leva-se os educandos ao laboratório de informática para que aprendam como funciona o Ciclo da Água através de um simulador (segunda coluna).
Por fim, dialoga-se com os educandos a respeito da importância da água para a vida na Terra.
Aula 2
O objetivo desta aula é conhecer o que é um rio, suas características e sua importância.Tema central: Os Rios.
Inicia-se a aula questionando os educandos a respeito dos rios, buscando relacionar o conteúdo com a realidade local, destacando, se possível, a importância do rio que localiza-se nas proximidades da escola: pode ser um afluente de um rio de maior importância, ou pode ser o rio de onde se extrai a água para abastecer a população da cidade/comunidade rural, sendo esta uma forma de utilização das águas dos rios pelo homem.
- O que é um rio?
- Qual a importância dos rios?
- Temos algum rio nas proximidades da escola? Qual o nome dele?
- Ele é o rio que abastece nossas casas?
- Se não for, vocês sabem qual é o rio que abastece nossas casas? Qual o nome dele?
Também deve-se definir o que são as bacias hidrográficas, o que é jusante, montante, quais são as áreas onde ocorrem maior erosão e as áreas de deposição de sedimentos, dizendo porque isso acontece (Sugestão: utilizar a imagem: Esquema de um rio).
Com o auxílio de um mapa hidrográfico (imagem: Mapa do Brasil: bacias hidrográficas), identificam-se as bacias hidrográficas, verificando dentro de qual bacia hidrográfica está localizada sua escola, o córrego/rio que passa nas proximidades da escola ou da casa dos educandos. Pode-se, também, utilizar um mapa do estado ou do município.
Em seguida, através de um diálogo com os alunos, trabalha-se a utilização da água dos rios pelo homem (irrigação, geração de energia) e também a poluição dos mesmos.
Algumas definições
Aula 3
Esta aula tem por objetivo identificar as diferentes formas de relevo.Tema central: O relevo.
Pergunta-se aos educandos o que eles compreendem por relevo.
Em seguida, explica-se quais são as principais formas de relevo: planaltos, planícies, depressões e cadeias de montanhas utilizando-se de imagens.
Obs.: Em um outro momento, trabalha-se os agentes internos e externos modeladores do relevo.
Acesse as imagens para download:
Após as explanações, é importante passar no quadro a definição das diferentes formas de relevo:
Definindo as diferentes formas de relevo
Para encerrar, trabalha-se com o simulador A energia dos rios para fixar o conteúdo e revisar a aula passada.
Aulas 4 e 5 - Aula de Campo
Roteiro de pesquisa para Aula de Campo |
Definido o local a realizar-se a aula de campo (córrego nas proximidades da escola ou o rio que abastece a cidade), a mesma acontece.
Durante a aula é importante que os educandos saibam o que observar. Para isso, segue uma sugestão de roteiro de pesquisa para a aula de campo. É importante verificar a inclusão ou supressão de questões de acordo com a realidade onde a pesquisa será efetuada.
Cabe ao professor questionar os educandos ao longo do trajeto realizado:
- Onde se encontra o vale? O relevo? O divisor de águas? O rio? A mata ciliar?
- Há esgoto sendo lançado no rio?
- A água está turva? o que isso pode significar?
- Há lixo nas encostas?
- Há moradias nas proximidades do rio? Há risco de estas casas sofrerem com enchentes?
- Quais soluções podemos encontrar para os problemas observados?
Acesse orientações para realizar uma aula de campo.
Aula 6 - Pós-campo
Na aula seguinte, retoma-se a aula de campo realizando uma mesa redonda onde os educandos farão exposição oral do que observaram em campo.O professor orienta as exposições dos educandos, primeiro seguindo o roteiro de pesquisa, posteriormente com as demais observações feitas pelos educandos e finalmente com a exposição das imagens e filmes feitos durante o campo (na TV pen drive).
Para encerrar, elabora-se um texto coletivo descrevendo os problemas observados na aula de campo, propondo soluções para tais problemas.
Dê sua opinião |
Envie sua aula |