Recursos Hídricos
Aulas na íntegra para impressão |
1. Nível de ensino: 6º Ano – Ensino Fundamental
2. Conteúdo Estruturante: Dimensão Econômica, Socioambiental, Cultural e Demográfica do Espaço Geográfico
2.1 Conteúdo Básico: Formação e transformação das paisagens naturais e culturais; A formação, localização, exploração e utilização dos recursos naturais.
2.2 Conteúdo Específico: Origem da água; distribuição da água no Planeta; ciclo hidrológico; importância da água; a importância dos rios; características dos rios; hierarquia fluvial (redes hidrográficas); uso da água dos rios; degradação dos rios; as formas de relevo.
3. Objetivos
- Conhecer como se originou a água no Planeta Terra; identificar a distribuição da água no Planeta; compreender a importância da água.
- Justificar a importância dos rios; descrever as características dos rios; compreender a hierarquia fluvial; identificar a utilização e degradação da água dos rios pelo homem;
- Identificar as diferentes formas do relevo.
5. Justificativa
Os ambientes aquáticos são utilizados em todo o mundo para diferentes fins, entre os quais se destacam o abastecimento de água, a geração de energia, a irrigação, a navegação, entre outros.
A água é essencial à vida e todos os organismos vivos no nosso planeta dependem da água para sua sobrevivência.
Nas últimas décadas, esse recurso vem sendo ameaçado pela ação do homem, o que acaba resultando em prejuízo para a própria humanidade.
(Continue lendo...)
6. Encaminhamento
1ª Aula |
2ª Aula |
3ª Aula |
4ª Aula |
5ª Aula |
6ª Aula |
7. Relações interdisciplinares
É possível realizar a aula de campo e o pós-campo juntamente com o professor de Ciências, trabalhando a questão da poluição e das doenças relacionadas ao lançamento de lixo e esgoto nos rios.
8. Aprendizagem esperada
Espera-se que os educandos compreendam a distribuição da água pelo planeta, o seu ciclo e sua importância para a vida na Terra. Espera-se, também, que os educandos identifiquem as diferentes formas de relevo e sua relação com os rios, ou seja, que estão inseridos em uma bacia hidrográfica, que a água que utilizam em seu dia a dia vem, provavelmente, de um rio.
Referências
Dê sua opinião |
Envie sua aula |