Disciplina - Geografia

Regionalização do Brasil - Encaminhamento

1ª Aula

Nesta primeira aula objetiva-se conhecer o processo e os motivos da regionalização do Brasil; Conhecer as principais propostas de regionalização do Brasil e identificar as suas principais diferenças.

Tema central: Regionalização do território brasileiro.
  • Com o intuito de trazer o tema para a realidade dos educandos, iniciar a aula exibindo o áudio que apresenta a meteorologia no Brasil em um determinado dia.
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Áudio

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  • Após a apresentação do áudio, instigar os alunos com as seguintes questões:
1 - Como a repórter apresentou o clima: Por cidade? Por estado?
2 - Por que a informação primeira sobre o clima é apresentada por região?
(a partir das respostas dos alunos o professor poderá evidenciar a facilidade em apresentar por região, visto que toda a região Sul, por exemplo, está com características de tempo semelhantes).
3 - O que é regionalizar?
(durante as intervenções dos alunos o professor pode salientar que a regionalização é a divisão de um espaço ou território em unidades de áreas que apresentam caraterísticas que as individualizam como por exemplo os aspectos físicos, socioeconômicos, o meio técnico-científico-informacional, o desenvolvimento industrial, entre outros. No caso do áudio, com características de tempo semelhantes).
4- Por que o Brasil é divido em regiões?
(nesse momento evidenciar que a regionalização é feita para facilitar a administração do país e promover o seu desenvolvimento econômico; possibilitar a elaboração de políticas públicas; subsidiar o sistema de decisões quanto à localização de atividades econômicas, sociais e tributárias; subsidiar o planejamento, estudos e identificação das estruturas espaciais de regiões metropolitanas e outras formas de aglomerações urbanas e rurais; possibilitar o estudo das desigualdades econômicas e sociais).
5- Vocês conhecem as diversas divisões regionais brasileiras? Quais são elas?
(é interessante comentar que exitem várias divisões, porém as principais e mais difundidas são do IBGE, Complexos Regionais, “Três Brasis”, “Quatro Brasis”).
  • Apresentar os quatro tipos utilizando imagens (sempre, ao apresentar as imagens de cada divisão regional, questionar os educandos sobre como está estruturada tal divisão e quais critérios eles pensam que podem ter levado àquela divisão):
- os Complexos Regionais, elaborado por Pedro Pinchas Geiger:

Sugestão de abordagem: Em 1967, o geógrafo brasileiro Pedro Pinchas Geiger propôs uma divisão regional do país, em três Regiões Geoeconômicas ou Complexos Regionais. Continue lendo

- os “Quatro Brasis”, elaborado por Milton Santos e Maria Laura Silveira:

Sugestão de abordagem: O critério principal da regionalização proposta por Milton Santos e Maria Laura Silveira foi o “meio técnico-científico-informacional”, isto é, a informação e as finanças estão irradiadas de maneiras desiguais e distintas pelo território brasileiro, determinado “quatro brasis”: Contimue lendo

- os “Três Brasis”, elaborada por Roberto Lobato Corrêa:


Sugestão de abordagem: Roberto Lobato Corrêa divide o espaço brasileiro em três regiões, os "Três Brasis", que se diferenciam entre si por apresentarem distintas especializações produtivas, distintos modos e intensidades de circulação e consumo, pela gestão das atividades, distintas organizações espaciais e níveis de circulação interna, inter-regional e internacional. Os três grandes conjuntos regionais apresentados por Roberto Lobato Corrêa são: Centro-sul, Nordeste e Amazônia.

- a regionalização oficial do Brasil, elaborada pelo IBGE:


Sugestão de abordagem: Os estudos da Divisão Regional do IBGE tiveram início em 1941, sob a coordenação do Prof. Fábio Macedo Soares Guimarães. O objetivo principal de seu trabalho foi de sistematizar as várias "divisões regionais" que vinham sendo propostas, de forma que fosse organizada uma única Divisão Regional do Brasil para a divulgação das estatísticas brasileiras. Continue lendo

2ª Aula

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IBGE define regionalização do Brasil
Trabalhar a divisão regional elaborada pelo IBGE; Entender que a divisão regional oficial do Brasil não foi sempre a mesma, variando ao longo do tempo.
  • Dando continuidade ao tema regionalização, entregar aos alunos o texto da Folha de São Paulo: IBGE define regionalização do Brasil.
  • Após a leitura, questiona-se os educandos sobre o que eles entenderam do texto:
    - Neste texto o que o autor quis dizer aos leitores quando afirma: “Os Estados mudaram de posição e eu nem havia percebido”?
    - O que é o IBGE e quais são suas atribuições?
    - Qual é a finalidade da divisão regional do Brasil?
  • Na sequência, utilizam-se mapas do IBGE que mostram as transformações da regionalização do Brasil proposta pelo IBGE. Divide-se a turma em grupos e distribui-se três mapas para cada grupo. Solicita-se que analisem sequencialmente, apontando as mudanças em cada um deles. Pode-se fazer diferentes combinações de mapas, conforme exemplo abaixo:
Grupo 1
1940
1950
1960
Grupo 2
1970
1980
1990
Grupo 3
1940
1970
1990
Grupo 4
1960
1970
1980

  • Após análise, os alunos deverão apresentar para a turma.

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