Discussão sobre Transgênicos por meio de Vídeos
Como motivação para o estudo dos "alimentos transgênicos", sugerimos que o professor utilize dois vídeos cujos endereços disponibilizamos a seguir.Cada aluno ou grupo de alunos deverá acessá-los diretamente no computador individual ou compartilhado. Se as opções anteriores forem inviáveis, o professor deverá salvar previamente o vídeo em seu computador e apresentá-lo aos alunos por meio de projeção utilizando o aparelho data show ou ainda disponibilizá-lo em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual.
Vídeo 1 - Óleo de Soja Transgênica no Brasil. Disponível em: http://meioambiente.culturamix.com/agricultura/soja-transgenica-vantagens-e-desvantagens. Acessado em 30/11/2018.
Vídeo 2 - Campanha transgênico não. Disponível em: http://www.cienciamao.usp.br/tudo/exibir.php?midia=von&cod=_ecologiatransgenicocampa. Acessado em 11/5/2013.
Após assistirem aos vídeos, o professor deverá lançar novos questionamentos para os alunos:
1- O que é? O que é?
- Alimentos transgênicos.
- OGM.
- Engenharia genética
2- Alimentos geneticamente modificados são prejudiciais à saúde?
Após ouvir os alunos, o professor deverá fechar esse diálogo explicando que, para alguns especialistas modificar alimentos por meio da genética pode trazer danos à saúde humana e animal, além de prejuízos ao meio ambiente. Já os seus defensores apontam entre os benefícios a possibilidade de ter alimentos com mais nutrientes.
E questionar os alunos: qual é a sua opinião sobre isto?
Essa atividade foi extraída da aula Biotecnologia e produção de alimentos da professora Selma Gonzaga Silva - Uberlândia/MG. Disponível no Portal do Professor/MEC. Acessado em 16/07/2013. Todas as informações contidas são de responsabilidade do autor.