Direito à propriedade e do acesso à terra
O professor deverá apresentar uma enquete aos alunos em material impresso para que respondam individualmente, expressando informações valiosas para o desenvolvimento da aula.Enquete:
1- Sua família possui algum imóvel? ( ) Não
( ) Sim. ( ) casa ( ) terreno urbano ( ) chácara ( ) sítio ( ) fazenda ( ) outro
2- A aquisição de um imóvel pode ser obtida por meio de compra, doação, ou herança. Além do pagamento e da documentação necessária, para a manutenção da propriedade é preciso que se paguem impostos. Você sabe qual é o imposto obrigatório para quem possui imóvel urbano e para imóvel rural? ( ) Não ( ) Sim. Quais?
3- Você sabe o que é reforma agrária? ( ) Não ( ) Sim
4- Em caso afirmativo, onde obteve informação? ( ) TV ( ) rádio ( ) jornais/revistas ( ) com os pais ( ) escola ( ) outras fontes
Os alunos deverão tabular os dados, observando o perfil estatístico da sala. Esta mesma enquete poderá ser aplicada em alguma outra turma, confrontando os perfis. No final das atividades, o professor deverá aplicar a mesma enquete, comparando as respostas. A tabulação desses dados facilita a visão geral do professor acerca da percepção dos alunos sobre a temática do direito à propriedade e do acesso à terra, revelando equívocos, estereótipos e desinformação.
Essa atividade foi extraída da aula A terra como propriedade e sua função social. Há incoerência entre os artigos 170 e 184 da Constituição Federal? da professora Izabel Castanha Gil - Adamantina/SP. Disponível no Portal do Professor/MEC. Acessado em 15/07/2013. Todas as informações contidas são de responsabilidade do autor.