Deslizamentos de encostas em áreas urbanas
Atividade 01Erosão de encostas
- Inicie a aula comentando com os estudantes os frequentes noticiários veiculados pela mídia sobre os deslizamentos que ocorrem nos períodos mais chuvosos do ano, provocando destruições principalmente nas regiões de morros e encostas em diversas cidades do Brasil.
- Recorde um acontecimento recente na cidade do Rio de Janeiro ou de outra cidade/estado, que seja de seu interesse.
- Discuta a notícia e explique aos estudantes, problematizando:
- O que mais lhe chamou a atenção nesta notícia?
- Segundo as reportagens veiculadas sobre este assunto, o que causou as enchentes e os deslizamentos nesta região da cidade do Rio de Janeiro ou da cidade/estado em questão?
- Será que a chuva é de fato o principal agente responsável pelos processos erosivos e deslizamentos de morros e encostas? Justifique.
- Proponha um estudo sobre as principais causas dos processos erosivos e deslizamentos de encostas em ambientes urbanos. Oriente-os para se organizarem em grupos de 4 a 5 alunos buscando promover a interação entre seus pares a fim de realizarem pesquisas em fontes predefinidas (textos, sites de busca na web, vídeos, animações, dentre outros), selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados representados de diferentes formas (figuras, gráficos, tabelas, mapas, croquis...) com vistas a construírem conhecimentos significativos para que sejam capazes de tomar decisões propositivas e enfrentar situações-problema em seu cotidiano.
Atividade 02
- Após refletirem sobre as questões iniciais, apresente o documentário "Erosão" da série "NOSSA TERRA" disponível pelo canal TV Escola, e solicite aos grupos para anotarem as principais ideias durante a exibição. Após assistirem ao documentário, medie uma roda de conversa sobre o que os grupos anotaram de mais importante. Problematize:
- O que são rochas e quais os tipos mais comuns?
- Que tipo de rochas é mais fácil de ser erodido?
- Quais são os principais agentes erosivos do relevo terrestre?
- Escreva no quadro as ideias principais e instigue os grupos para irem completando o quadro, conforme o exemplo a seguir:
- Após a construção do mapa conceitual, peça aos estudantes que o registrem em seus cadernos.
Atividade 03
Principais tipos de erosão
- Solicite aos estudantes que realizem uma pesquisa em fontes diversas, buscando compreender e explicar os principais tipos de erosão (fluvial, pluvial, marítima, geleiras, eólica). Responsabilize cada grupo a pesquisar um tipo de erosão.
- Neste momento é importante acompanhar cada etapa da atividade orientando-os, esclarecendo possíveis dúvidas e mediando os debates entre os pares com vistas a propiciar a construção de conhecimentos significativos sobre a temática.
- As atividades de pesquisa podem ser realizadas na biblioteca, em livros, revistas, materiais paradidáticos e também no laboratório de informática (caso a escola disponibilize). Neste momento é importante orientar para que pesquisem em sites específicos para pesquisas escolares, que dispõem de informações confiáveis, como por exemplo, a Plataforma Multimídia Britannica Escola On-line disponível no endereço web <http://escola.britannica.com.br/>, reconhecida pelo MEC/Capes, de acesso fácil e gratuito para pesquisas escolares.
- Auxilie os grupos a organizarem uma apresentação por meio de painéis ilustrativos ou com o auxílio de recursos audiovisuais (computador, TV com DVD, dentre outros que escolherem), com vistas a socializarem os conhecimentos com todos os alunos.
Atividade 04
Erosão de encostas: causas e consequências
- Aprofunde os estudos sobre a temática proposta. Apresente a música "Erosão" interpretada pelo grande artista Luiz Gonzaga, disponível em <http://letras.mus.br/luiz-gonzaga/1564318/>, acesso em 15/06/2013.
Erosão
Luiz Gonzaga
Ainda hei de ver um dia A minha terra sem a praga da erosão Ai! Quem me dera se eu pudesse Se Deus me desse uma atenção E ajustasse todo o povo No mutirão para acabar com a erosão Ainda hei de ver um dia De novo o verde Se espalhar no meu sertão A erosão parece uma serpente Rachando a terra, devorando o chão E a riqueza que era da gente Vai toda embora com a erosão Por isso, agora estou aqui cantando Chamando o povo pra esse mutirão Vamos minha gente, salvar nossa terra Das rachaduras da erosão |
No meu pedacinho de chão Não tem perigo de erosão Eu aprendi o jeito certo De proteger a terra e a minha plantação Ai, minha gente, que fartura Tanta riqueza se espalhando pelo chão É macaxeira, girimum caboclo Batata- doce, melancia e melão Feijão de corda se enroscando em tudo Dá gosto de ver minha plantação Lá no açude, a água tão limpinha Espelha o verde e a criação É tão bonito este meu pé-de-serra Com a terra livre da erosão (bis) |
- Após ouvirem e cantarem a música, problematize:
- Qual é a ideia central relatada nesta música?
- Em que lugar (campo/cidade) acontece o problema citado na música?
- Quais os principais danos causados pela erosão no meio rural? e nas cidades?
- Explique com suas próprias palavras o verso:
Rachando a terra, devorando o chão
E a riqueza que era da gente
Vai toda embora com a erosão
- O são deslizamentos? Por que eles ocorrem?
- Os deslizamentos são fenômenos naturais ou provocados pela ação antrópica (humana)?
- Como é o relevo nos lugares onde os deslizamentos ocorrem?
- Por que as regiões íngremes são ocupadas por atividades humanas?
- Quem são as pessoas que vivem nas regiões íngremes?
- O que pode ser feito para prevenir os deslizamentos?
- Acompanhe e oriente cada etapa da atividade, esclarecendo possíveis dúvidas e mediando os debates entre os pares com vistas a propiciar a construção de conhecimentos significativos sobre a temática.
Atividade 05
Socialização dos resultados e considerações finais
- Após cada grupo sistematizar as informações levantadas, solicite que organizem uma apresentação com vistas a socializar os conhecimentos adquiridos. Esses resultados podem ser mostrados através de painéis ilustrativos ou com o auxílio de recursos audiovisuais (computador, TV com DVD, dentre outros que escolherem).
- Fique atendo às apresentações dos resultados pelos grupos, buscando evidenciar:
- Quais são os sinais que indicam que pode ocorrer um deslizamento;
- O que podemos fazer para evitar um deslizamento;
- Como agir quando ocorre um deslizamento;
- Promova um debate acerca dos projetos criados pelo governo federal com vistas a promover o desenvolvimento social, esclarecendo que as políticas públicas devem ser voltadas realmente para as necessidades de toda a população.
- Questione os alunos se existem no bairro ondem moram locais sujeitos a processos erosivos e deslizamentos. Levante com os mesmos possíveis ações que podem ser realizadas para evitar riscos à vida da comunidade. Utilize trechos do documentário para ilustrar a discussão.
- Por fim, solicite que promovam debates entre os grupos por meio de um fórum temático de discussão na internet (sugerimos os seguintes: <http://br.groups.yahoo.com/>, <https://groups.google.com/>, dentre outros), buscando promover a troca de experiências e reflexões, apresentar sugestões, e produzir coletivamente, de forma colaborativa, novos conhecimentos a cerca do assunto estudado.
Essa atividade foi extraída da aula Deslizamentos de encostas em áreas urbanas da professora Suely Aparecida Gomes Moreira - Uberlândia/MG. Disponível no Portal do Professor/MEC. Acessado em 15/07/2013. Todas as informações contidas são de responsabilidade do autor.