Disciplina - Geografia

Criando meu jogo educativo de tabuleiro

Professor, os jogos de tabuleiros ativam a memória visual e a coordenação motora; estimulam a agilidade e a organização lúdico-espacial; desenvolvem o raciocínio, a concentração e a criatividade das pessoas dispersas. E existem pessoas tão dispersas, que às vezes até se esquecem de guardar o tabuleiro após o jogo o deixando em local inapropriado, o que leva ao desgaste do tabuleiro ou ainda o perde em qualquer lugar.

Para amenizar tanto o prejuízo financeiro quanto o prejuízo ambiental (da confecção dos tabuleiros – pois são retirados das árvores) propomos aqui uma alternativa: criar nosso tabuleiro com material sustentável. Para obter algumas ideias, acesse o seguinte site: http://lixoquevirarte.blogspot.com.br/2012/02/reciclagem-tabuleiros-e-jogos-1.html - acesso em: 09 de jun. 2013. Nesse site, o “lixo” vira arte.

Professor, esse momento é oportuno para que fale um pouco sobre questões ambientais com seus alunos. Dê ênfase na questão dos 3Rs: reduzir o consumo; reutilizar sempre que possível e reciclar quando não há mais nada a ser feito.

Já existem muito jogos de tabuleiros espalhados pelo mundo a fora. Mas, que tal confeccionarmos o nosso próprio jogo de tabuleiro? Ele terá nosso jeito e nossas regras, que tal embarcar nessa aventura?

Para que o desenvolvimento da aula tenha sucesso, auxilie-os na construção de conhecimentos, é importante que os alunos se envolvam, se interessem, tenham curiosidade sobre o tema proposto. O tema poderá ser escolhido pelos alunos ou sugerido por você, porém, é importante envolvê-los nesta escolha. Você poderá utilizar diversas formas para despertar o interesse dos alunos, como uma história ou um vídeo, por exemplo.

Professor, a confecção do jogo será em coletivo e todos os alunos devem participar. Fique atento aos alunos mais tímidos e insira-os na atividade. Para eleger o tema do jogo, proponha uma votação. Anote todos os temas na lousa e depois faça a votação para saber qual tema será o ganhador.

Outra possibilidade é fazer a votação por escrito, por meio de cédulas, isto poderá gerar uma série de atividades interdisciplinares, pois você vai dialogar com a Matemática, para fazer a tabulação dos votos, com a Língua Portuguesa, para fazer o relatório e com a Ética e a Cidadania, ao trabalhar o direito de escolha do cidadão, dentre outras. Professor, você pode optar por dois tipos de votação: a oral e a escrita.

Votação oral:

Nesse modelo de votação, privilegia-se a oralidade e a desenvoltura do aluno. A oralidade é a transmissão oral dos conhecimentos armazenados na memória humana. Antes do surgimento da escrita, todos os conhecimentos eram transmitidos oralmente. Conceito disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Oralidade. Acesso em: 08 de maio 2013. Assim, o aluno é levado a desenvolver sua memória, organização de ideias e transmissão clara da formulação de seu raciocínio. Outro fator positivo é a possibilidade de vencer o medo da exposição, uma vez que ao defender sua opinião, ele fica à frente da sala de aula com todos os olhares voltados para ele.

Votação secreta:

Essa modalidade de votação privilegia a individualidade do aluno e evidencia a cidadania, o poder de decisão do cidadão enquanto defensor de seus interesses. Outro fator importante é que faz o aluno ter acesso ao modo de como elegemos nossos representantes na política.

Se a proposta sugerida pelos alunos e acolhida pelo professor for a secreta, uma série de atividades poderão ser desenvolvidas. Veja a seguir:
  • Realizar uma campanha na qual, cada aluno ou equipe fará a sua defesa;
  • Os alunos poderão elaborar cartazes com as propagandas dos temas que defendem;
  • Definir quais os alunos participarão na apuração dos votos;
  • Confeccionar a urna de votação;
  • Decidir o dia da votação.
Professor, a maioria dos jogos exigem boas e claras regras. Assim, após a escolha do tema por votação, em roda de conversa, crie com seus alunos, as regras para o Jogo de tabuleiro. Em nosso caso, criamos as regras para o Jogo Mitológico. Mas você poderá criar outro jogo, de acordo com o resultado da votação realizada com seus alunos. Aproveite e trabalhe o gênero textual: texto instrucional. Leve para sala de aula alguns exemplos e explore a estrutura deste tipo de texto.

Professor, para isso, é necessário que analise com os alunos, o jogo que criaram e discutam sobre as regras. Vocês poderão ter como parâmetro outros jogos de tabuleiro que poderão servir de modelo para o seu trabalho. Imprimimos e colamos por cima de papelão (ou embalagens de pizza) para ficar mais resistente e o revestimos com papel contact para conservá-lo por mais tempo.

Regras do jogo de tabuleiro: Mitologia Grega

1- Número de jogadores: até 03.
2- É necessária a utilização de dados para avançar as “casas”.
3- Cada jogador joga o dado uma vez e quem “tirar” o maior número inicia o jogo.
4- Ao parar em uma casa, leia a instrução contida nela: avance, recue ou permaneça.
5- Quem alcançar a casa “Chegada” em primeiro lugar ganha o jogo.

Socializando

Professor, após jogar o jogo criado por vocês, proponha um trabalho interativo, ou seja, convide os alunos de outras turmas para jogar com vocês. Os alunos serão os responsáveis pelo convite, de preferência faça-o por escrito e trabalhe este gênero textual. Definam:
Dia;
Horário;
Local.
Delegue funções aos alunos, para que eles se sintam autores da atividade e se envolvam na mesma, com entusiasmo e responsabilidade.

Sugestão de site para criar jogos de tabuleiros: http://geoprofessora.blogspot.com.br/2010/05/como-fazer-um-jogo-de-tabuleiro.html - Acesso em: 08 de maio 2013.

Essa atividade foi extraída da aula Criando meu jogo educativo de tabuleiro do professor Rones Aureliano de Sousa - Uberlândia/MG. Disponível no Portal do Professor/MEC. Acessado em 15/07/2013. Todas as informações contidas são de responsabilidade do autor.
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