Cidade e Campo
1º Momento: Convidar os alunos para assistirem ao vídeo: “Chico Bento em: na roça é diferente!” Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=X588TuX1Wv0. Acesso em 12 de junho de 2013.2º Momento: Em roda de conversa, refletir com os alunos sobre o vídeo: Por que na roça é diferente? O que o primo de Chico Bento estranhou quando estava na roça? Vocês conhecem pessoas que moram na área rural? Alguém na sala reside na área rural? Como vocês imaginam que é a vida no campo?
3º Momento: Dividir a turma em dois grupos: A e B. Solicitar aos alunos do grupo A que conversem sobre como é a vida na área rural e registrem ideias principais em uma cartolina. Aos alunos do grupo B sugira que conversem sobre como é a vida na área urbana e também registrem em uma cartolina. Após esse momento abrir a roda para a discussão coletiva sobre as duas realidades retratadas pelos alunos. Professor, para tornar a aula mais interessante e garantir a participação de todos os alunos você poderá incentivar os alunos a fazerem uma dramatização sobre as duas realidades “A vida rural” e a “Vida urbana” a partir dos registros feitos inicialmente por eles. Aproveite a oportunidade para dizer aos alunos que geralmente no meio rural visualizamos plantações, pastos, criações, fazendas, rios e lagos, dentre outros. A distância entre uma casa e outra é bem maior que nas cidades e algumas dessas características interferem na vida das pessoas que lá residem. No meio urbano, por sua vez, a paisagem é marcada por várias construções, automóveis, pessoas circulando em ritmo acelerado, sendo que essas características também se refletem no modo de vida das pessoas que habitam nas cidades.
4º Momento: Após a dramatização convidar os alunos para assistirem o vídeo: “Vida Maria”, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=2Ef7FAadGiI. Acesso em: 10 de junho de 2013.
Sinopse: O vídeo é uma animação de curta metragem que retrata a dura realidade da maioria dos nordestinos que em virtude das condições precárias de moradia, de alimentação, de vida, são impedidas de estudar.
Após exibição do vídeo, solicitar aos alunos que produzam um texto sobre o que o vídeo lhe fez refletir.
Essa atividade foi extraída da aula Educação no Campo: espaço diferenciado de aprendizagem da professora Liliane dos Guimarães Alvin Nunes - Uberlândia/MG. Disponível no Portal do Professor/MEC. Acessado em 12/07/2013. Todas as informações contidas são de responsabilidade do autor.