A caminho da escola
1º Momento: Para dar continuidade ao estudo sobre o tema, convide os alunos para se deitarem no chão, em uma posição confortável e fecharem os olhos. Coloque uma música tranquila para ouvirem. Dê preferência para músicas instrumentais, para viabilizar que os alunos concentrem na atividade. Quando perceber estão concentrados, comece a retomar o percurso que eles fazem de casa para a escola, dizendo: vocês vão procurar se lembrar sobre como foi o seu percurso de casa para a escola hoje: vieram de ônibus, de carro, de transporte escolar, a pé? Com quem vieram? Conversaram durante o trajeto? Sobre o quê? O que viram: lojas, supermercados, escolas, farmácias? Fizeram o mesmo trajeto de sempre? Como estava o trânsito: calmo, agitado? Aconteceu alguma coisa diferente: acidentes, trânsito impedido etc. Quanto tempo os alunos gastaram para chegar à escola?2º Momento: Os alunos deverão abrir os olhos e sentarem-se na roda para relatar sobre o que conseguiram se lembrar. Dê a oportunidade para que todos relatem suas histórias.
3º Momento: Cada aluno individualmente deverá utilizar seus notebooks/UCA do Projeto Um Computador por Aluno para desenhar o caminho de sua casa à escola, com todos os detalhes que se lembrar. Caso a escola não participe do projeto UCA as produções poderão ser feitas em cartolinas com lápis de cor e caneta hidrocor. Socializar tais produções.
Tarefa de casa: Solicitar aos alunos que observem o trajeto da escola para casa e registrem para posterior relato em sala na próxima aula.
Essa atividade foi extraída da aula Transporte escolar: o que podemos aprender do caminho de casa para a escola e da escola para casa? da professora Liliane dos Guimarães Alvin Nunes - Uberlândia/MG. Disponível no Portal do Professor/MEC. Acessado em 12/07/2013. Todas as informações contidas são de responsabilidade do autor.