Disciplina - Geografia

O que é Geografia

1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, instigue seus alunos a pensarem, para isso questione-os sobre o que é Geografia:

-Alguém sabe o que é Geografia?

-O que estudamos e o que aprendemos nas aulas de Geografia?

Divida uma folha de papel A4, em 3 partes e entregue para os alunos. Solicite que eles escrevam suas hipóteses: o que pensam ou conhecem sobre Geografia.

Se for possível faça uma ficha como a sugerida abaixo:

Ícone
Ficha 1
Imagem 1- Fonte: CD Cliparts&Cia. disc Nº 05 e 06

Depois de escreverem, recolha as fichas e guarde-as para que os alunos possam confrontar o que pensavam antes e depois de pesquisarem.

PESQUISANDO NO DICIONÁRIO:
Professor, solicite que procurem no dicionário o significado da palavra Geografia e registrem no caderno. Se quiser, pode fazer outra ficha. Para economizar na reprodução da ficha, aproveite a folha e reproduza várias fichas em uma só cópia.

Ícone
Ficha 2
Imagem 2- Fonte: CD Cliparts&Cia. disc Nº 05 e 06

"Geografia é uma ciência que estuda as características da superfície do planeta Terra, os fenômenos climáticos e a ação do ser humano no meio ambiente e vice-versa".
Fonte: http://www.suapesquisa.com/geografia/conceito_geografia.htm

2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Veja o texto que a equipe da Área de Geografia da Eseba – Escola de Educação Básica da UFU produziu para os alunos do Ensino Fundamental Inicial:

Você gosta da Geografia?

Você gosta de Geografia ou vai gostar? Por quê? Porque você vive com ela desde o dia que você nasceu. Ela o acompanha até hoje, talvez sem você perceber e sem dar este nome.

Veja, você vive em um lugar. Você se relaciona com as pessoas que o cercam. Você ocupa um lugar nesse espaço que você vive.

A cada instante você aprende GEOGRAFIA e vive a GEOGRAFIA. Como? Através das observações pessoais e das conversas com as outras pessoas. Por meio do estudo, da televisão, do rádio, dos jornais, das revistas entre outros.

Para estudar GEOGRAFIA é necessário:

Ter interesse para a leitura de textos informativos de jornais, livros ou revistas;
Destacar a informação básica, ou seja, a idéia central contida no texto;
Conhecer o significado das palavras a partir das definições do próprio texto e/ou com recurso do dicionário;
Selecionar os dados do texto que interessam aos objetivos propostos;
Observar, analisar e comparar gráficos, mapas, desenhos e fotografias;
Trocar idéias com os colegas e professores;
Concluir sobre a questão em estudo;
Desenvolver o senso crítico e criativo
.
Fonte: texto produzido pelos/as professores/as da Área de Geografia – ESEBA/UFU.

Faça uma ilustração do Texto

EXPLORANDO O TEXTO
Professor, solicite que os alunos leiam silenciosamente o texto.

Depois que todos já leram questione-os sobre o que fala o texto e qual é a ideia central. Em seguida pergunte-os sobre o que acharam mais interessante no texto. Discuta sobre cada item necessário para o estudo da GEOGRAFIA.

TAREFA DE CASA
Professor, solicite ao aluno que:

- De uma janela de sua casa, observe a paisagem que vê.
- Faça um desenho com um colorido bem bonito tentando se aproximar das cores reais da paisagem que observou e traga para a próxima aula. Solicite ainda para colocar seu nome e a data da atividade.

3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

CONFECCIONANDO O MURAL
Professor, confeccione junto com os alunos o mural com os desenhos que eles fizeram a partir da observação da paisagem, para isso solicite que antes de colarem no papel, mostrem para a turma o que desenharam e descrevam a sua paisagem. Depois que todos colarem, solicite que comparem as paisagens representadas e encontrem semelhanças e diferenças entre elas.

CONFRONTANDO AS HIPÓTESES
Professor, agora, depois que os alunos já viram um pouco do que é GEOGRAFIA, proponha que comparem o que pensavam antes e o que pensam agora. Para isso, devolva a ficha com as hipóteses e a ficha com a pesquisa que fizeram anteriormente, no dicionário. Questione-os sobre o que observaram e o que discutimos.

Essa atividade foi extraída da aula O que é Geografia? da professora Denize D. C. Rizzotto - Uberlândia/MG, disponível no Portal do Professor/MEC. Acesso em 12/07/2013. Todas as informações contidas são de responsabilidade do autor.
Recomendar esta página via e-mail: