Disciplina - Geografia

Regionalização do Brasil

Autora: Professora Elisa Stüpp De Marchi - Curitiba/PR

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1. Nível de ensino: Ensino Médio - 3º Ano

2. Conteúdo Estruturante: Dimensão Política e Econômica do Espaço Geográfico
2.1 Conteúdo Básico: As diversas regionalizações do espaço geográfico
2.2 Conteúdo Específico: Regionalização do Brasil (IBGE); Complexos Regionais (Pedro Pinchas Geiger - 1967); “Quatro Brasis” (Milton Santos e Maria Laura Silveira); “Três Brasis” (Roberto Lobato Corrêa)

3. Objetivos
  • Conhecer o processo e os motivos da regionalização do Brasil
  • Perceber que o espaço brasileiro pode ser dividido segundo outros aspectos além do oficial (IBGE)
  • Entender que a divisão regional do Brasil não foi sempre a mesma, variando ao longo do tempo
4. Número de aulas estimado: 2 aulas

5. Justificativa
A Teoria da Região e da Regionalização guarda em si não apenas o debate acerca da noção de região e suas problemáticas, ela vai além, promovendo o debate e a reflexão da própria ciência geográfica.

Bezzi (apud SILVA, 1996), aponta que a importância do tema reside no fato de que, no decorrer da história do pensamento geográfico, a Geografia teve a região como seu objeto de estudo durante muito tempo, e que “falar de região é trazer à tona um dos problemas epistemológicos da nossa ciência”, visto haver diversas abordagens sobre região tanto do ponto de vista teórico-conceitual quanto metodológico.

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6. Encaminhamento
Icone aula 1
1ª Aula
icone aula 2
2ª Aula




7. Relações interdisciplinares
Trabalha-se a interdisciplinaridade com História, em especial com o conteúdo básico “Urbanização e Industrialização”, quando se aborda o processo de ocupação e divisão territorial do Brasil, quando da ocupação do Centro-Oeste onde o progresso é levado para o interior do país com a mudança da capital nacional e a construção de Brasília. E com Sociologia, em especial com os conteúdos básicos de “Diversidade Cultural”, “Identidade” e “Formação e desenvolvimento do Estado Moderno” ao trabalhar as mudanças históricas que interferem no processo de organização regional, uma vez que os conteúdos abordados contribuem com o processo de desnaturalização da realidade cotidiana.

8. Aprendizagem esperada
Espera-se que o aluno conheça o processo e os motivos da regionalização do Brasil; conheça as principais propostas de regionalização do Brasil e identifique as suas principais diferenças; entenda que a divisão regional do Brasil não foi sempre a mesma, variando ao longo do tempo.

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