Orientação no Espaço Geográfico
Autora: Gorete Fabricio de Oliveira WozniackInstituição: Colégio Estadual Líria Micheleto Nichele
Município: Fazenda Rio Grande - PR
Conteúdo: Orientação no Espaço Geográfico
Série: 6º Ano
Relato
Após trabalhar a parte teórica do tema orientação, pontos cardeais, colaterais e subcolaterais, decidiu-se levar os alunos para atividade prática para que eles reconhecessem as direções, as indicassem corretamente, localizando o nascente e o pôr do sol e denominando os pontos de orientação, tendo como referência o próprio pátio da escola. Também foi realizada atividade com roteiros para os alunos cumprirem e, para tal, teriam que saber as direções corretas para cumprir a tarefa.Diante das atividades realizadas, verificou-se a possibilidade de desenhar os pontos de orientação no pátio da escola, onde os alunos, durante outras aulas e, até mesmo nos intervalos, estariam interagindo com o tema aprendido, facilitando o entendimento dos conceitos de orientação. A experiência de representar a rosa dos ventos no pátio da escola foi muito interessante, envolvendo direção, professores de Geografia, assim como de outras áreas, despertando o interesse dos alunos sobre o que estava sendo representado no pátio, movimentando assim toda a escola para ajudar ou acompanhar o trabalho.
O resultado ficou muito bom e percebeu-se que os alunos usam o desenho para compreender as direções até mesmo na hora do recreio. Contudo, o grupo ficou bastante satisfeito com a experiência de expor os conteúdos trabalhados em sala, também em outros ambientes da escola e socializar com outras séries/anos este conhecimento geográfico. Pretende-se, ainda, usar outros espaços da escola para representar temas de outros conteúdos e outras disciplinas e tornando toda a escola envolvida com os conhecimentos das mais diversas áreas.