O Trecho de Filme como recurso nas Aulas de Geografia
A Geografia tem como objeto de estudo “o espaço geográfico, entendido como o espaço produzido e apropriado pela sociedade” (Lefebvre apud PARANÁ, 2008), “composto pela inter-relação entre sistemas de objetos – naturais, culturais e técnicos – e sistemas de ações – relações sociais, culturais, políticas e econômicas” (Santos apud PARANÁ, 2008).Conforme as Diretrizes Curriculares de Geografia (2008), o ensino de Geografia deve desenvolver nos estudantes uma formação consciente das relações socioespaciais de seu tempo, devendo assumir o quadro conceitual das abordagens críticas que "propõem a análise dos conflitos e contradições sociais, econômicas, culturais e políticas, constitutivas de um determinado espaço".
Dentro desta perspectiva, o cinema, enquanto arte, tem a vantagem de dialogar com outras artes, conseguindo, dessa maneira, se comunicar com profundidade e envolvimento. Porém, como em qualquer arte, exprime direta ou indiretamente os valores de quem escreve o roteiro, do diretor, da sociedade e do momento histórico no qual foi realizado. É interessante acrescentar, ainda, que todas as formas de arte possuem linguagens e códigos específicos, que devem ser conhecidos para a melhor compreensão do que está sendo transmitido.
Sendo assim, para esse momento de reflexão, troca de ideias e de experiências sobre o uso de trechos de filmes, disponibilizamos uma série de materiais que podem contribuir para enriquecer nossas discussões.
Debates |
Artigos |
Áudios |
Links Interessantes |
Sugestões de Leitura |
Trechos de Filme |
Artigos/Teses/Dissertações
- CAMPOS, Rui Ribeiro.
Cinema, Geografia e Sala de Aula. - FARIAS, Valesca Souza.
Cinema e geografia: a idealização do rural.
Áudios
Links Interessantes
- Cinema - Página de Cinema do Portal Dia a Dia Educação que apresenta diversas sugestões de filmes e trechos de filmes.
- Portal do Professor - Portal educacional mantido pelo MEC que possui diversos materiais mutimídias (áudios, vídeos, simuladores, etc.) e sugestões de aulas.
- Trechos de Filme - Página de Geografia do Portal Dia a Dia Educação que apresenta diversos trechos de filme que podem auxiliar você, professor, em sua prática docente.
Sugestões de Leitura
- ARAÚJO, Cleber D.; ANGREWSKI, Elisandra; GALVAN, Marcia. Cinema e Filosofia: a utilização de obras cinematográficas nas aulas de Filosofia. In: GABRIEL, Fábio A.; GAVA, Luiz (Org.). Ensaios filosóficos: antropologia, neurociência, linguagem e educação. Rio de Janeiro: Multifoco, 2012.
- BLASCO, Pablo G. Educação da Afetividade através do cinema. Curitiba: IEF/SOBRAMFA, 2006.
- NAPOLITANO, Marcos. Como usar o Cinema em sala de aula. São Paulo: Contexto, 2009.
- PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes Curriculares de Geografia para a Educação Básica. Curitiba: Seed, 2008.
- PONTUSCHKA, Nídia N.; PAGANELLI, Tomoko I.; CACETE, Núria H. Para ensinar e aprender Geografia. 1 ed. São Paulo: Cortez, 2007. 261 – 287 p.
- KATUTA, Ângela Massuni; SILVA, Willian Ribeiro da. (Org.). Geografando a Sétima Arte – Caminhando pelos bosques da obra fílmica: as duas geografias em Dersu Uzala de Akira Kurosawa (1910 – 1998). In.: O Brasil frente aos arranjos espaciais do século XXI. Londrina: Humanidades, 2007. 309 – 315 p.
- TEIXEIRA, Inês A. de Castro; LOPES, José de S. (Org.) A Escola vai ao cinema. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.
- THIEL, Grace C.; THIEL, Janice C. Movie takes: a magia do cinema na sala de aula. Curitiba: Aymará, 2009.
Trechos de Filmes
Confira os trechos de filmes que foram sugeridos durante a Hora Atividade Interativa:
- Procurando Nemo.
- Dersu Uzala.
- Tempos Modernos.
- Wall-E.
- Rios - Planeta Humano. (Documentário)