Disciplina - Geografia

A Aula de Campo no Ensino da Geografia

Conforme as Diretrizes Curriculares da Educação Básica do Estado do Paraná (2008), o objeto de estudo da Geografia é o espaço geográfico, entendido como o espaço produzido e apropriado pela sociedade, composto pela inter-relação entre sistemas de objetos e sistemas de ações.

O ensino da Geografia deve desenvolver nos educandos uma formação consciente das relações socioespaciais de seu tempo, devendo assumir abordagens críticas, que propõem a análise dos conflitos e contradições sociais, econômicas, culturais e políticas, constitutivas de um determinado espaço.

A Aula de Campo apresenta-se como uma possibilidade para alcançar os objetivos propostos pelas Diretrizes Curriculares de Geografia, sendo relevante para ser tema sugerido e tratado na Hora Atividade Interativa.

São objetivos da Hora Atividade Interativa:

  • Fomentar o debate sobre a Aula de Campo como recurso para ensinar e aprender conceitos e conteúdos nas aulas de Geografia.
  • Possibilitar aos professores de Geografia da Rede Estadual de Ensino do Paraná momentos de reflexão, troca de ideias e de experiências sobre o tema.

Neste espaço, estão disponíveis recursos didáticos e de informação sobre o tema.

Ícone Links<br />Interessantes
Links
Interessantes
ícone
Práticas
Realizadas
ícone sequência de aulaSequência de
Aulas
Ícone
Sugestões
de Aulas

Ícone sugestao de leitura
Sugestões
de Leitura
ícone vídeos
Vídeos


Links Interessantes

  • Blog Convite à Geografia - Blog que traz, entre vários artigos, um que refere-se à realização de Aulas de Campo no ensino da Geografia.

  • Portal do Professor - Portal educacional mantido pelo MEC que possui diversos materiais mutimídias (áudios, vídeos, simuladores etc) e sugestões de aulas.

Práticas Realizadas

Relatos de práticas pedagógicas, que incluem a Aula de Campo, enviados por Professores.

Sequência de Aulas

Confira sequência de aulas que envolve a Aula de Campo como recurso didático:

Sugestões de Aulas

Estão disponíveis no Portal do Professor mantido pelo MEC. São sugestões que podem ser colocadas em prática, se adaptadas à realidade local. Servem, também, como base para a elaboração de aulas por parte do professor que deseja realizar uma Aula de Campo.

Sugestões de Leitura

Os textos tratam da Aula de Campo como recurso para o ensino da Geografia, destacando sua importância e dando sugestões para a realização da atividade.

Vídeos

Vídeo - aula produzido pelo professor de Geografia Marcus Antonio Matozo, do Colégio Estadual Júlio Szymanski - Araucária - PR. Apresenta subsídios para uma Aula de Campo relacionados ao relevo, uso do solo, mata ciliar e pedologia.


Recomendar esta página via e-mail: