A Aula de Campo no Ensino da Geografia
Conforme as Diretrizes Curriculares da Educação Básica do Estado do Paraná (2008), o objeto de estudo da Geografia é o espaço geográfico, entendido como o espaço produzido e apropriado pela sociedade, composto pela inter-relação entre sistemas de objetos e sistemas de ações.O ensino da Geografia deve desenvolver nos educandos uma formação consciente das relações socioespaciais de seu tempo, devendo assumir abordagens críticas, que propõem a análise dos conflitos e contradições sociais, econômicas, culturais e políticas, constitutivas de um determinado espaço.
A Aula de Campo apresenta-se como uma possibilidade para alcançar os objetivos propostos pelas Diretrizes Curriculares de Geografia, sendo relevante para ser tema sugerido e tratado na Hora Atividade Interativa.
São objetivos da Hora Atividade Interativa:
- Fomentar o debate sobre a Aula de Campo como recurso para ensinar e aprender conceitos e conteúdos nas aulas de Geografia.
- Possibilitar aos professores de Geografia da Rede Estadual de Ensino do Paraná momentos de reflexão, troca de ideias e de experiências sobre o tema.
Neste espaço, estão disponíveis recursos didáticos e de informação sobre o tema.
Links Interessantes |
Práticas Realizadas |
Sequência de Aulas |
Sugestões de Aulas |
Sugestões de Leitura |
Vídeos |
Links Interessantes
- Blog Convite à Geografia - Blog que traz, entre vários artigos, um que refere-se à realização de Aulas de Campo no ensino da Geografia.
- Portal do Professor - Portal educacional mantido pelo MEC que possui diversos materiais mutimídias (áudios, vídeos, simuladores etc) e sugestões de aulas.
Práticas Realizadas
Relatos de práticas pedagógicas, que incluem a Aula de Campo, enviados por Professores.
- Aula de Campo: Canyon do Guartelá (Tibagi) - Professora Leisa Moreira Melhoretto
- Aula de Campo - Foz do Iguaçu: Usina Binacional de Itaipu e Parque Nacional do Iguaçu - Professora Gesiele Aparecida da Silva
Sequência de Aulas
Confira sequência de aulas que envolve a Aula de Campo como recurso didático:
Sugestões de Aulas
Estão disponíveis no Portal do Professor mantido pelo MEC. São sugestões que podem ser colocadas em prática, se adaptadas à realidade local. Servem, também, como base para a elaboração de aulas por parte do professor que deseja realizar uma Aula de Campo.
- Desenvolvendo Competências a partir de um Trabalho de Campo.
- Pesquisa de Campo em Unidades de Conservação: pesquisando e entendendo territorialidades ambientais.
- Saída de campo.
Sugestões de Leitura
Os textos tratam da Aula de Campo como recurso para o ensino da Geografia, destacando sua importância e dando sugestões para a realização da atividade.
- A Geografia saindo da sala de aula para o mundo.
- Diretrizes Curriculares de Geografia para a Educação Básica.
- Guia Metodológico de Trabalho de Campo em Geografia.
- Mapeando alguns Roteiros de Trabalho de Campo em Sobral-CE: uma contribuição ao Ensino da Geografia.
- Rompendo os muros da sala de aula: o trabalho de campo como uma linguagem no ensino da geografia.
- Trabalho de Campo como Recurso Didático no Ensino de Geografia Física.
- A escola e o bairro: percepção ambiental e interpretação do espaço de alunos do Ensino Fundamental.
Vídeos
Vídeo - aula produzido pelo professor de Geografia Marcus Antonio Matozo, do Colégio Estadual Júlio Szymanski - Araucária - PR. Apresenta subsídios para uma Aula de Campo relacionados ao relevo, uso do solo, mata ciliar e pedologia.