São espasmos musculares graves resultantes de uma sudorese intensa durante um esforço físico intenso em condições de calor extremo. As cãibras causadas pelo calor são decorrentes da perda excessiva de líquidos e sais (eletrólitos), incluindo o sódio, o potássio e o magnésio, durante a sudorese intensa. Frequentemente começam subitamente nas mãos, nas panturrilhas ou nos pés. Geralmente, elas são dolorosas e incapacitantes. Os músculos tornam-se duros, tensos e difíceis de serem relaxados.
Fechar
O câncer de pele é um tumor formado por células da pele que sofreram uma transformação e multiplicam-se de maneira desordenada e anormal dando origem a um novo tecido (neoplasia). Entre as causas que predispõem ao início desta transformação celular aparece como principal agente a exposição prolongada e repetida à radiação ultra-violeta do sol. O câncer da pele atinge principalmente as pessoas de pele branca, que se queimam com facilidade e nunca se bronzeiam ou se bronzeiam com dificuldade. Cerca de 90% das lesões localizam-se nas áreas da pele que ficam expostas ao sol, o que mostra a importância da exposição solar para o surgimento do tumor. A proteção solar é, portanto, a principal forma de prevenção da doença.
Fechar
Quando a temperatura ambiente sobe, o organismo transpira para manter a sua temperatura dentro de parâmetros normais. Porém, se essa transpiração for excessiva o corpo pode desidratar. A desidratação é um estado patológico do organismo, causado pelo baixo nível de líquido (água, sais minerais e orgânicos) no corpo.
Acontece quando a eliminação de água do corpo é maior que o volume ingerido; a deficiência de água no organismo ativa uma região do cérebro que provoca a sensação de sede e se o líquido perdido não é reposto, os níveis de sódio na corrente sanguínea aumentam acarretando outras complicações. Em condições normais, a água é eliminada do organismo através do suor, urina, fezes e lágrimas. A desidratação pode ocorrer quando há excesso de calor sem reposição suficiente da água eliminada pelo corpo, diminuição do consumo de água, febre com suor, diarreia, vômitos e uso de diuréticos.
Fechar
Tipo mais comum de inflamação de pele (dermatite). Aparece primeiramente como um episódio de coceira e vermelhidão da pele. O paciente também pode ter minúsculos inchaços ou bolhas. Quando se desenvolve uma situação a longo prazo (eczema crônico), leva ao espessamento da pele, à rugosidade, à descamação, secura e mudanças de cor.
Fechar
|
É o aumento da temperatura corporal pelo excesso de calor. A insolação acontece quando o organismo fica incapacitado de controlar sua temperatura. Quando a pessoa tem insolação, sua temperatura corporal aumenta rapidamente, o mecanismo de transpiração falha e o corpo fica incapacitado de se resfriar. A temperatura corporal de uma pessoa com insolação pode subir até 41 graus, ou mais, em 10 a 15 minutos. Insolação pode causar morte ou incapacitação permanente se o tratamento de emergência não for providenciado. Seus sintomas são intensa falta de ar, dor de cabeça, náuseas, tontura, temperatura do corpo elevada, pele quente, avermelhada e seca, extremidades arroxeadas e até mesmo inconsciência.
Fechar
Lesão provocada pelo calor é uma condição que pode ser moderada a grave, caracterizada pela lesão a um órgão (lesões hepáticas, rabdomiólise (quebra do tecido muscular), presença de coágulos amplamente distribuídos (coagulação intravascular disseminada), desequilíbrios hidro-eletrolíticos e insuficiência renal) e normalmente, mas nem sempre, com alta temperatura corporal –>40°C.
Fechar
Também conhecido como desmaio, caracteriza-se pela vertigem (tontura) e fraqueza durante ou após permanecer em pé por tempo prolongado ou após levantar-se depois de permanecer deitado ou sentado em ambiente quente. A síncope é resultado do acúmulo de sangue na circulação venosa da pele e dos músculos da perna, sendo mais frequente em indivíduos desidratados, que não se exercitam e que não estão aclimatados.
Fechar
|