As chuvas, e não as inundações, podem também facilitar a ocorrência de dengue, uma vez que o acúmulo de água relativamente limpa em qualquer recipiente (vasos de plantas, latas, pneus velhos, etc.) permite a proliferação do mosquito transmissor. A dengue é uma doença infecciosa causada por um vírus. Sua transmissão é através do mosquito Aedes Aegypti. Apresenta como principais sintomas: cansaço, febre, dores de cabeça, nos olhos e articulações, enjoos e vômito. A principal profilaxia é combater o mosquito, evitando acúmulo de água. O controle desse mosquito também é fundamental para manter as cidades livres da febre amarela.
Fechar
Causadas por micro-organismos presentes nas fezes humanas e animais. São transmitidas pelo consumo de água e alimentos contaminados. Apresentam, como sintomas: mal-estar, febre, dor abdominal, náusea, vômito, diarréia. A diarréia oferece o risco de desidratação. A perda excessiva de líquidos pode até mesmo levar a pessoa à morte. A profilaxia consiste em jogar fora alimentos que tiveram contato com enchentes; lavar utensílios e superfícies que tenham contato com alimentos.
Fechar
Junto com todos os males à saúde relacionados às águas contaminadas, as doenças respiratórias, indiretamente, também têm ligação com a estação de chuvas fortes. Por conta da aglomeração de pessoas desabrigadas em ambientes com pouca circulação do ar e muitas vezes com reduzidas condições higiênicas, aumentam as chances de infecções respiratórias, como resfriado, gripe e pneumonia.
Fechar
|
É uma doença comum com a chegada das chuvas, causada pela Salmonella enterica (sorotipo de Typhi), uma bactéria que é adquirida através da ingestão de água e alimentos contaminados. Caracteriza-se por febre prolongada, alteração no funcionamento do intestino e aumento do fígado e do baço. Se não tratada inicialmente, pode se complicar com hemorragia ou até perfuração intestinal, o que pode levar a morte. A profilaxia mais efetiva é feita através do tratamento correto da água e da preparação adequada de alimentos.
Fechar
É causada por um vírus que é transmitido via fecal-oral, e pode ocorrer por meio da ingestão de água e alimentos contaminados ou diretamente de uma pessoa para outra. A infecção é muito comum onde o saneamento básico é deficiente ou não existe, mesmo sem a ocorrência de inundações. A doença se manifesta inicialmente com sintomas semelhantes aos de uma gripe, como fraqueza e mal-estar, além de alterações gastrointestinais. Nos casos típicos, o paciente apresenta febre, sensação de fraqueza, náuseas, vômitos, falta de apetite seguidos de icterícia (coloração amarelada dos olhos e da pele), urina escura e fezes esbranquiçadas. O período de incubação dos vírus da hepatite A dura de 15 a 45 dias.
Fechar
Causada pela bactéria Leptospira Interrogan. A leptospirose é transmitida ao Homem, sobretudo, durante as inundações, quando a urina de ratos, presente em esgotos e bueiros, mistura-se às águas de enchentes. Ao entrar em contato com essas águas, a pessoa contrai a bactéria Leptospira, que penetra no corpo pela pele, especialmente por ferimentos. A infecção também pode ocorrer por ingestão, uma vez que as inundações podem contaminar a água de uso doméstico e os alimentos. A leptospirose apresenta como sintomas febre, dor de cabeça, fraqueza, dores no corpo (especialmente na panturrilha), pele amarelada e calafrios, que surgem de sete a quinze dias após a infecção. Para se prevenir, deve-se evitar o contato com as águas de enchentes. Obras de saneamento básico e melhorias nas habitações também estão entre as medidas de prevenção.
Fechar
|