Disciplina - Geografia

Saneamento

Saneamento é o conjunto de medidas que visa preservar ou modificar as condições do ambiente, com a finalidade de prevenir doenças e promover a saúde. Saneamento básico se restringe ao abastecimento de água e disposição de esgotos, mas há quem inclua o lixo nesta categoria. Outras atividades de saneamento são: controle de animais e insetos, saneamento de alimentos, escolas, locais de trabalho e de lazer e habitações.

Normalmente, qualquer atividade de saneamento tem os seguintes objetivos: controle e prevenção de doenças, melhoria da qualidade de vida da população, melhorar a produtividade do indivíduo e facilitar a atividade econômica.

A falta de saneamento básico além de prejudicar a saúde da população, eleva os gastos da saúde com o tratamento às vítimas de doenças causadas pela falta de abastecimento de água adequado, sistema de tratamento de esgoto e coleta de lixo.

Em situações de desastres, como inundações, há uma demanda natural da população por medidas que possam minimizar os efeitos e os riscos decorrentes. Tentativas de distribuição de medicamentos "profiláticos" para as populações atingidas, são medidas, que além de serem tecnicamente incorretas, tornam-se improdutivas, desviam recursos e força de trabalho das ações que realmente podem ser efetivas.

Tais medidas, podem dar à população uma falsa sensação de segurança, levando-a a não observar regras básicas de higiene e a não procurar rapidamente as Unidades de Saúde em caso de adoecimento. As ações para minimizar os riscos de infecções e suas possíveis consequências, devem ser imediatas e efetivas. Por isso, a população deve ter acesso a:
  • Informações corretas e adequadas;
  • Água tratada e alimentos em condições adequadas para consumo;
  • Serviços básicos de saúde em funcionamento pleno;
  • Medicamentos que eventualmente sejam necessários;
  • Abrigo em locais seguros.
Recomendar esta página via e-mail: