Rússia
Vladimir Putin,
|
A partir de 1945, a URSS mantém tropas ocupando a Polônia e a parte oriental da Alemanha, criando a República Democrática da Alemanha (RDA). A URSS passa a ter supremacia em quase toda a Europa de Leste. Nestes países, foram mantidos governos pró-URSS durante toda a Guerra Fria, quando são criadas várias barreiras entre os países pró-URSS e pró-EUA, algumas ideológicas como a Cortina de Ferro e outras físicas, como o Muro de Berlim em torno de Berlim Ocidental, na RDA.
A morte de Konstantin Chernenko, em 1985, representa o início dos suspiros finais da União Soviética. Então Mikhail Sergueievitch Gorbatchev dá início a abertura da Rússia para o mundo através de dois programas: glasnost ("abertura") e perestroika ("reestruturação"), de modo a modernizar a economia russa com a abertura das fronteiras para os investidores estrangeiros. A glasnost tinha o significado de liberdade de expressão, que fora ignorada durante todo o império soviético; já a perestroika consisitia na reestruturação econômica da URSS pois esta gastava muito dinheiro em armamento e defesa. O mundo passa por uma revolução e em Novembro de 1989 cai o muro de Berlim, e com ele a URSS.
Boris Yeltsin foi eleito Presidente da Rússia em junho de 1991, na primeira eleição direta presidencial na história russa. Durante e após a desintegração soviética, amplas reformas, incluindo a privatização, mercados e a liberalização comercial, estavam sendo realizadas, incluindo mudanças radicais ao longo das linhas de "terapia de choque", como recomendado pelos Estados Unidos e pelo Fundo Monetário Internacional.Tudo isso resultou em uma grave crise econômica, caracterizada pela queda de 50% do PIB e da produção industrial entre 1990-1995.
Vladimir Putin, assumiu em 2000, após sua vitória nas eleições presidenciais daquele ano. Putin retomou a ordem, a estabilidade e o progresso e ganhou grande popularidade na Rússia. A alta dos preços do petróleo e uma moeda inicialmente fraca, seguido do aumento da demanda interna, consumo e investimentos, ajudou a economia a crescer por nove anos consecutivos, melhorando a qualidade de vida e aumentando a influência da Rússia na cena mundial. Apesar das muitas reformas feitas durante a presidência de Putin, seu governo foi criticado pelas nações ocidentais como sendo uma liderança não-democrática. Em 2 de março de 2008, Dmitry Medvedev foi eleito Presidente da Rússia, enquanto Putin se tornou primeiro-ministro.
Em 2012, Putin foi eleito para o exercício de seu terceiro mandato — desta vez com 6 anos de duração. O final do mandato está previsto para 2018.
A Rússia é a nona maior economia do mundo por PIB nominal e a sexta maior economia do mundo em poder de compra. Sendo o quinto maior orçamento militar nominal, e um dos cinco Estados reconhecidos com armas nucleares no mundo. Além disso possui o maior arsenal de armas de destruição em massa do planeta . A país é membro permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas, membro do G8, G20, APEC, OCX, EurAsEC, além de ser um destacado membro da Comunidade dos Estados Independentes (CEI).