Disciplina - Geografia

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Água e seus Estados Físicos

Autora: Rozeli Terezinha Faganello
Coautor: Jaíra Veloso e Alda Maria Uliana Sartori
Instituição: Colégio Estadual Vereador José Balan
Município: Umuarama - PR
Conteúdo: A Água e seus Estados Físicos
Série:

Relato

As experiências foram realizadas de forma sistematizada, com o objetivo de descobrir e investigar a água em seus estados físicos, bem como as mudanças de um estado para outro.

Material utilizado
  • 1 copo de vidro
  • 1 forminha de plástico
  • 1 chaleira
  • 1 pirex
  • 1 garrafa de refrigerante
  • água de torneira

Procedimento

1. Colocar água líquida em forminhas levadas ao congelador (depois de algumas horas observar o que aconteceu);

Em seguida, usar a mesma forminha (água no estado sólido) e observar o derretimento (passagem para o estado líquido);

2. Ferver um pouco de água em uma chaleira (observar a figura do vapor através do bico da chaleira);

Colocar uma pequena quantidade de água em um pirex e levá-lo ao sol (observar o que acontece com a água de dentro do pirex);

3. Retiramos uma garrafa de refrigerante bem gelado da geladeira e a deixamos sobre a mesa (depois de algum tempo de observação, anotar o que ocorreu na superfície externa da garrafa);

As experiências acima ilustram alguns fenômenos relacionados à mudança de estado, facilitando o entendimento dos conceitos envolvidos (os três estados físicos da água).

Para Refletir
1.
Em dias frios, nas primeiras horas da manhã, vemos que as folhas dos vegetais aparecem cobertas de orvalho. O que é este orvalho?
2. Depois de algum tempo que colocamos um pirex com um pouquinho de água ao sol notamos que está totalmente seco. O que aconteceu com a água do pirex?
3. Por que, em dias frios ou chuvosos, se ficarmos conversando dentro de um carro com janelas fechadas, os vidros ficam embaçados pelo lado de dentro?
4. Numa chaleira com água fervente, percebemos um névoa próxima ao bico do recipicente. Descreva o que ocorre, quanto às mudanças de estado físico, desde que a água líquída contida na chaleira começa a se aquecer até a formação da névoa no ar.
5. “O sol aquece a superfície da Terra e parte da água dos lagos, rios e mares passa para a atmosfera na forma de vapor. O vapor de água, resfriando-se, origina minúsculas gotinhas de água que formam as nuvens. Por fim, na forma de chuva, a água volta à superfície da Terra, caindo sobre o solo, lagos, rios e mares.” Identifique neste texto as mudanças de estado físico da água.

Após a conclusão e relato das experiências, os alunos visualizaram no laboratório de informática em Simuladores e Animações. “gotinha-planeta água.”

Imagens

imagem de um dos estados físicos da água

imagem dos estados físicos da água
imagem das mudanças do estado físico da água
imagem de um dos estados físicos da água
imagem de um dos estados físicos da água

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ícone para acessar o simuladorCiclo da água

Referências
  • BARROS, C.B. PAULINHO, W. R. Ciências: O meio ambiente - 5. série. São Paulo: Ática, 2004.
  • GEWANDSZNAJDER, F. O Planeta Terra - 5ª série. São Paulo: Ática, 2006
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