Disciplina - Geografia

Sistema Solar

Autora: Maria José Resende Castanho
Instituição: Colégio Santa Maria Goretti
Município: Maringá - PR
Conteúdo: Sistema Solar
Série: 4ª série do ciclo de 1ª a 4ª série

Relato

O Sol situa-se em um dos braços da Via Láctea, girando a sua volta encontram-se oito planetas, a maioria com um ou mais satélites naturais, milhares de asteróides e cometas. Todo esse conjunto forma o Sistema Solar.

Em torno do Sol, os planetas percorrem uma trajetória que recebe o nome de órbita. Os planetas girando ao redor do Sol em sua respectiva ordem são: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Lembrando, que Plutão deixou de ser considerado planeta por ser muito pequeno, portanto, agora classificado como planetóide.

A Terra encontra-se a uma distância do Sol que permite manter temperaturas compatíveis com a vida, tal como nós a conhecemos. Os outros planetas do Sistema Solar ou são muito quentes, quando próximos do Sol, ou muito frios, quando muito afastados dele.

Uma diferença entre planeta e estrela é que as estrelas, que têm luz própria, são astros luminosos. Os planetas não têm luz própria, apenas refletem a luz recebida, portanto são astros iluminados.

A Terra realiza vários movimentos, sendo que um deles é em torno do seu eixo imaginário; outro é ao redor do Sol.
O movimento que a Terra faz dando uma volta completa em torno do seu eixo imaginário é denominado rotação (24 horas) e o que realiza em torno do Sol, bem mais longo, é a translação que tem a duração de 1 ano ou 365 dias e 6 horas.

A Lua é o satélite natural da Terra. Ela gira em tono da Terra fazendo o movimento de revolução e pode ser vista no céu em suas várias fases.

Objetivo Geral

Levar ao aluno o conhecimento da sua localização neste mundo, fazendo uma relação de inclusão da sua moradia no bairro, cidade, estado, país, continente, planeta, galáxia; buscando através desses conhecimentos, perceber a situação atual do planeta Terra e a forma como o homem interage com esses sistemas, o que faz para modificar o ambiente onde vive, buscando facilitar sua vida e maior desenvolvimento econômico e social. É necessário também que ele perceba os efeitos da ação do homem com relação a sobrevida do planeta, danos causados por ele em sua ganância de acumular riquezas. De posse desses dados, traçar metas para sua ação, buscando agir de fora compatível à manutenção da vida e tentando neutralizar os efeitos maléficos causados pelo homem até então, na destruição do planeta, procurando, na medida do possível, reverter esse quadro.

Objetivos específicos

  • Identificar a Terra como o planeta em que vivemos e que está inserido no Sistema Solar;
  • Reconhecer que moramos no planeta Terra e que fazemos parte do Sistema Solar;
  • Conhecer os tipos de astros;
  • Explicar a organização do Sistema Solar;
  • Identificar os astros visíveis no céu noturno;
  • Reconhecer os movimentos de rotação e translação da Terra;
  • Relacionar as estações do ano com o movimento de translação, o dia e a noite, com o movimento de rotação.

Metodologia utilizada

Foi resgatado o conhecimento prévio do aluno para despertar o seu interesse pelo tema proposto, relacionando-o com o seu cotidiano, com o que ele vê, ouve, opina, por meio de questionamentos orais; leitura de jornais, revistas; notícias divulgadas na TV; filmes; levantando hipóteses; pesquisas de campo; produzindo textos no sentido de buscar respostas para as seguintes problematizações:
  • Onde vivemos?
  • Como é o Sistema Solar?
  • Por que o Sol é o principal astro do Sistema Solar?
  • O que nos aconteceria se o Sol não existisse?
  • Quais os planetas que fazem parte do Sistema Solar?
  • Por que a Terra é o planeta mais importante para nós? Que lugar ela ocupa no Sistema Solar?
  • Quais os movimentos que a Terra realiza no espaço? Em que eles resultam?
  • Qual o satélite natural da Terra?
  • Será que há vida em outros planetas?
  • Quais as condições para que tenha vida num planeta?
  • Como devemos cuidar do nosso Planeta?
Para desenvolver o tema, responder aos questionamentos acima e alcançar os objetivos propostos, também foram usados os seguintes recursos:
  • Textos informativos sobre o tema proposto do livro didático e outras fontes fazendo: leitura silenciosa, leitura oral, leitura explicativa pela professora, interpretação oral e escrita.
  • Trabalho com materiais diversos para o manuseio dos alunos: globo terrestre, mapas, maquetes e cartazes (produzidos pelos alunos).
  • Atividades como caça palavras, palavras cruzadas, carta enigmática também foram utilizadas.

Avaliação

A avaliação foi feita através dos trabalhos apresentados pelos alunos, participação nas discussões, textos produzidos, testes escritos e orais, buscando perceber, através desses instrumentos, qual o conhecimento que o aluno já possuía sobre os assuntos tratados, como se apropriou dos temas propostos e quais as mudanças que ocorreram na sua vida com base no conhecimento adquirido.

Referências

  • ALMEIDA, Rosângela Doim de; PASSINI, Elza Yasuko. O Espaço Geográfico, ensino e representação. São Paulo: Contexto, 2002.
  • BRANCO, Samuel Murgel. Viagem ao redor do Sol. São Paulo: Moderna, 2000.
  • WOLFF, Janeth; MARTINS, Eduardo. Redescobrindo Ciências. São Paulo: FTD. 2007
Recomendar esta página via e-mail: