Disciplina - Geografia

Sexualidade

Autora: Rosa Maria Mazoti
Instituição: Colégio Estadual General Carneiro - EFMP
Município: Roncador – PR
Conteúdo: Sexualidade
Série: Ensino Médio

Relato

Essa proposta tem como objetivo a elaboração de um material didático sobre Sexualidade a ser implementado em sala de aula, com o uso das tecnologias em consonância com novas alternativas de aprendizagem e, será aplicada com os alunos de Ensino Médio do Colégio Estadual General Carneiro – EFMP. A necessidade de discutir as questões de Gênero e Diversidade Sexual – NGDS, pretende contribuir para superar os índices de evasão, violência escolar ainda existentes nas escolas, onde muitas vezes são provocados por atitudes homofóbicas em relação à homossexualidade.

Assim, busca-se objetivar e fundamentar nas escolas do Estado do Paraná a Constituição da República Federativa do Brasil, sobretudo no Art.5º da Lei de 1988, que é direito de cada um manifestar seus direitos e sua opção sexual em qualquer lugar num primeiro momento. No entanto, ao trabalhar a temática sobre Sexualidade procurei utilizar o recurso JClic e os recursos de mídia, a fim de esclarecer as questões entre Gênero e Diversidade, promovendo assim o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação. Esta proposta será trabalhada primeiramente em sala de aula e em segundo momento no laboratório de informática, com elaboração de recursos JClic pelos alunos do Ensino Médio.

Em seguida, elaborei:
  • 1 jogo da memória, 1 quebra-cabeças e 1 associação simples: com textos e imagens de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Transexuais, Travestis e Heterossexuais para que os alunos se adaptem a nova Lei da Constituição de 1988.
  • 1 sopa de letras: o aluno passará a ter contato com termos e palavras relacionados ao conteúdo.
  • 1 palavra-cruzada: o aluno deverá conhecer realmente o conteúdo para responder as questões sobre o tema Sexualidade.
O objetivo é de conscientizar as comunidades escolares do município de Roncador sobre as possibilidades de pensar a sexualidade como construção social, histórica e cultural, garantindo o direito independentemente de classe, gênero e diversidade sexual.

Referências

  • Sexualidade/Secretaria de Estado da Educação. Superintendência de Educação. Departamento de Diversidade. Núcleo de Gênero e Diversidade Sexual – Curitiba: Seed – PR., 2009 – 216 p.
  • PARANÁ, Diretrizes Curriculares de Educação Básica do Estado do Paraná. Curitiba, 2006 e 2008.
  • BOURDIEU, P. A dominação masculina. Rio de Janeiro. Bertrand. Brasil, 1999.
  • FOUCAULT, M. História da Sexualidade - A vontade de saber. Rio de Janeiro: Graal, 1977.
  • LOURO, G. L. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. 4.ed. Petrópolis: Vozes, 2001.

do software Jclic

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