Análise Socioambiental do Espaço Geográfico
Autora: Ione Aparecida Zucchi ModaneseInstituição: Colégio Estadual Mario de Andrade
Município: Francisco Beltrão - PR
Conteúdo: Análise Socioambiental do Espaço Geográfico
Série: 2º Ano do Ensino Médio
Relato
Esta unidade didática também pode ser definida como um conjunto de atividades ligadas entre si, planejadas para ensinar um conteúdo, respeitando etapas e o nível de conhecimento que os alunos já dominam sobre o tema para chegar aos níveis propostos. Assim as atividades são organizadas de forma estratégica de acordo com os objetivos que se quer alcançar.O nosso foco ao desenvolver essa Unidade Didática com a temática ambiental é fazer com que os alunos aprendam a analisar as referências implícitas e explicitas nas reportagens impressas, juntamente com o processo de elaboração de uma reportagem considerando os problemas ambientais locais.
Encaminhamento metodológico
Iniciar explicando a proposta para a turma, no qual será trabalhado com o gênero reportagem impressa e que os trabalhos produzidos por eles serão publicadas no site da escola, ou no jornal escolar, ou até mesmo num jornal da cidade que ofereça espaço para publicação. Caso a escola não possua site nem jornal, será necessário criar um deles, garantindo desse modo a função social do gênero, reconhecendo o caráter interacional e dialógico da língua.O objeto de estudo dessa Unidade Didática necessita de esclarecimentos sobre algumas questões referentes ao gênero reportagem impressa, os meios de comunicação e o que falam sobre o Meio Ambiente. Para isso é necessário fazer alguns questionamentos prévios aos alunos para definir o ponto de partida. Por exemplo:
a) Vocês sabem o que caracteriza uma reportagem?
b) Como elas podem ser? Onde podemos encontrá-las? Em que veículos circulam?
c) Qual a função do gênero reportagem?
d) Quem em geral produz reportagens e por quê?
e) Quem dá suporte a sua produção e publicação?
f) Tudo o que é veiculado na mídia é verdadeiro? Justifique.
Depois de interagir com a turma é possível saber o conhecimento prévio que tem sobre o tema e se torna necessário socializar a eles:
- A reportagem representa uma atividade textual de grande importância na esfera jornalística e para as sociedades atuais.
- O objetivo deste gênero é a divulgação de um fato, porém de maneira mais aprofundado, apresentando elementos de comprovação, descrição detalhada, argumentação, além de outras informações que se fazem necessárias.
- Dependendo do veículo de comunicação que se faz a reportagem e dos seus interesses o mesmo fato toma outras proporções que nem sempre representam a realidade.
- Os meios de comunicações têm trazido à tona e de maneira bastante alarmista os problemas relacionados à degradação do Meio Ambiente, sobretudo aqueles de ordem mais catastróficas, como acidentes nucleares, derramamentos de petróleo, poluição, aquecimento global, falta de água potável, enchentes, entre outros. É necessário um olhar crítico sobre estes temas e resgatar a “verdade” que se encontra camuflada pelo sensacionalismo de grande parte da mídia nacional e internacional.
1) Pesquisa
Peça para seus alunos que pesquisem em diferentes suportes midiáticos e selecionem reportagens impressas sobre o Meio Ambiente e tragam para a sala de aula no dia combinado.Organize a leitura em sala de aula. Depois é necessário que os alunos troquem as reportagens entre si, para que cada um leia no mínimo três reportagens diferentes e resolva as questões a seguir:
- Gênero textual (entrevista, artigo, reportagem, notícia);
- Esfera de circulação;
- Suporte que carrega o texto (revista, jornal, internet);
- Público a que se destina?
- Autor;
- Onde foi publicado;
- Quando o texto foi publicado;
- Qual o tema abordado;
- Qual a ideia central;
- Qual o objetivo do texto.
2) Atividade de campo
Na sequência sugerimos que seja feito uma visita a um jornal local ou regional, para que os alunos possam entender como é o seu funcionamento e principalmente como são produzidas as notícias e as reportagens. (É fundamental que o jornal seja contatado com antecedência).3) Palestra
Oportunizar a interação do jornalista com os alunos, para conversar sobre sua profissão, seu cotidiano, como elabora as notícias e as reportagens e principalmente dicas de como escrever um texto interessante para o leitor.4) Produção de reportagens
Antes de solicitar que os alunos produzam uma reportagem sobre os problemas ambientais locais, todo um debate anterior precisa ser feito e os alunos precisam ter entendido o que é uma reportagem, que ela parte de uma notícia, porém desenvolve uma sequência investigativa, apura os fatos, suas razões e efeitos e precisa de conhecimento científico para explicar muitas vezes os fatos.Ao produzir uma reportagem é necessário observar:
a)Título;
b) Imagem (opcional, mas extremamente importante);
c) Infográficos (informação visual, quadrinhos, mapas, também é opcional);
d) Subtítulo;
e) Autoria;
f) Data de Publicação;
g) Veículo de circulação.
Agora chegou a hora de produzir sua reportagem, para isso:
1º Organizar a sala em grupos;
2º Definir um tema relacionado com o Meio Ambiente e que faça parte do cotidiano dos alunos, ou da escola, ou da comunidade;
3º Pelo menos um integrante do grupo deverá ter máquina fotográfica ou outro meio para os registros;
4º Definir datas e prazos de entrega junto com a turma;
5º Os alunos podem optar por uma:
Reportagem de fatos: relata e analisa fatos recentes, tem uma estrutura narrativa, informa quem fez o que, onde, quando, como e por que. Precisa ser publicada no calor dos acontecimentos, antes que os fatos percam o interesse.
Reportagem Documental: aborda um tema de interesse do leitor, aprofunda-se na análise do tema apoiada em dados, fatos e fontes que lhe conferem fundamentação. É uma abordagem mais histórica do problema.
Reportagem de Perfil: é uma entrevista direta com alguma pessoa. Elabora as questões com antecedência.
6º Selecionar o máximo de informações sobre o conteúdo das reportagens para depois começar a escrever.
7º Buscar em jornais, revistas ou na internet mais informações sobre o que foi discutido, pesquisado, observado e registrado, para começar a compor o texto da reportagem. Verificar se tem casos semelhantes e o que dizem;
8º Na reportagem, é preciso selecionar alguns depoimentos interessantes do entrevistado e colocar em destaque. Observe isso em outras reportagens;
9º Montar a reportagem, organizar o texto e distribuí-lo da seguinte forma:
- Selecionar as fotos ou outras ilustrações;
- Fazer legenda para as fotos ou figuras ou gráficos;
- Pensar num título que chame bastante atenção e que sintetize o conteúdo da reportagem;
- Fazer um breve comentário no subtítulo ou no “olho”, termo conhecido no meio jornalístico;
- Não esqueça de colocar o nome dos autores, logo abaixo do subtítulo ou do olho.
5) Circulação de reportagens
ProfessorAntes da publicação é necessário que o texto passe por uma avaliação considerando a norma culta da língua e o conteúdo das reportagens. Cuidar para que não tenha termos pejorativos e ações discriminatórias de qualquer natureza. Se preciso for mandar refazer explicando o porquê.
É importante que os grupos tenham acesso a todas as reportagens produzidas e para isso deve ser organizado um seminário de apresentação na sala de aula.
Caso a escola tenha um site pronto, o trabalho vai ser apenas de inserir e disponibilizar a leitura para a comunidade escolar. Porém se não tiver, é possível criá-lo com a ajuda dos alunos ou do CRTE do seu Núcleo ou da própria secretaria da escola, pois normalmente tem o domínio destas tecnologias.
Outra possibilidade de publicação e divulgação das reportagens é a criação de um jornal geográfico escolar (para isso seria necessário uma outra unidade didática explicando o processo).
6) Avaliação
O processo avaliativo deste tipo de atividade deverá ser contínuo durante todo o desenvolvimento das etapas, fazendo as interferências necessárias no momento em que for observado o erro.Outro parâmetro avaliativo vai ser a qualidade da reportagem produzida e se apresenta os objetivos propostos e desenvolvidos nas diferentes etapas do trabalho.
Referências
- Revista NOVA ESCOLA - n.º 231- Abr. 2010.
- PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes Curriculares de Geografia do do Paraná. Curitiba: Seed, 2009.