Um Problema Social: Transposição do Rio São Franscisco
Autora: Regiane PerezCoautores: Adriana Regina Perez Rech e Nilton Sérgio Rech - CRTE de Toledo
Instituição: Escola Estadual de Ouro Preto – Ensino Fundamental
Município: Toledo - PR
Conteúdo estruturante: Região Nordeste
Conteúdo específico: Um problema social: transposição do Rio São Francisco
Série: 6ª e 7ª – Ensino Fundamental
Relato
Objetivos- Analisar pontos de vista apresentados, identificando as reais necessidades da transposição do Rio São Francisco, bem como os Estados envolvidos nesta questão;
- Abordar a temática sobre a preservação ambiental;
- Ambientar os alunos ao uso do software JClic;
- Praticar, executar e explorar a atividade de associação simples sobre o conteúdo específico;
- Produzir, criar e organizar atividades de revisão, reforço e fixação do conteúdo exposto.
Metodologia
Os conteúdos propostos serão trabalhados primeiramente com repasse de dados e informações de forma expositiva, com objetivo de proporcionar ao aluno a possibilidade de que ele forme um esquema mental pertinente ao tema para que ele possa estabelecer relações sociais, políticas, históricas e culturais, com os fatores que compõem a sociedade. Os alunos lerão as diferentes opiniões sobre o assunto em questão e, após isso, assistirão a um documentário sobre os benefícios e consequências da transposição do Rio São Francisco. Posteriormente, os alunos terão acesso a mais informações disponíveis na internet sobre o assunto abordado, identificando as reais necessidades desta transposição, bem como os Estados envolvidos nesta questão.Serão utilizados os recursos ofertados pelo Google Maps, onde o aluno visualizará a nascente do Rio São Francisco, bem como sua abrangência e dimensão. O software JClic proporciona ao aluno ser executor de atividades desenvolvidas a partir dos textos e documentários primeiramente vistos e analisados, levando o educando a reforçar e fixar o conteúdo abordado. Todas as atividades serão previamente determinadas, bem como os objetivos a serem alcançados com a execução das atividades propostas.
Recursos Didáticos
Serão utilizados como recursos didáticos o uso da TV Multimídia, vídeos e livros. Pretende-se trabalhar com textos disponíveis na internet sobre o assunto em questão, além de localizar a nascente e dimensão do Rio São Francisco. Com o auxílio do Google Maps, também se utilizará o software JClic que permite criar diversos tipos de atividades educativas de autoria dos próprios alunos. A intenção é explorar as atividades de quebra-cabeças e palavras cruzadas, onde o aluno deverá ter compreensão e assimilação do assunto para execução das tarefas.Avaliação
Após o agravamento da crise do abastecimento hídrico do Nordeste no ano de 1999, a transposição do Rio São Francisco passou a ser vista como a única alternativa de solução do problema. Atualmente, existem dois cenários bem definidos com relação ao tema. O primeiro é o cenário do imediatismo, caracterizado pela ânsia de fazer chegar água, a todo custo, nas torneiras da população (pensamento muito comum na classe política), sem haver, no entanto, a preocupação com as consequências impostas ao ambiente ao se adotar essa alternativa. O segundo cenário é o da ponderação, caracterizado por preocupações constantes (principalmente na classe técnica) com relação às limitações das fontes hídricas na condução do processo transpositório.A transposição do Rio São Francisco é uma polêmica e, segundo os diferentes pontos de vista apresentados, percebe-se que o projeto tanto pode amenizar o problema da seca, como agravar a situação socioeconômica da Região Nordeste. Assim, a atividade proposta procurou instigar o aluno a se posicionar em relação aos assuntos abordados, auxiliando no posicionamento crítico dos fatos. A utilização da ferramenta “google maps” serviu como reforço visual, proporcionando ao aluno uma melhor localização e familiarização do assunto. A execução de atividades desenvolvidas no JClic faz o educando reforçar o conteúdo visto, além de possibilitar ao mesmo ser autor de atividades que acredita serem importantes para o assunto, bem como executor das atividades já desenvolvidas pelo professor, ou mesmo pelos demais alunos.
Foi utilizado algum recurso do Portal Dia a dia Educação?
Sim
Manual do JClic
Acesse em PDF
Referências
- SANTOS, A. M. Caderno de estudos: geografia regional – Indaial: Asselvi. Curitiba, 2008.
- PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes Curriculares de Geografia para Educação Básica. Curitiba: Seed, 2008.