Disciplina - Geografia

Agricultura

Autora: Professora Elisa Stüpp De Marchi - Curitiba/PR

Ícone Download
Aulas na íntegra para impressão
1. Nível de ensino: Ensino Médio - 2º Ano

2. Conteúdo Estruturante: Dimensão Econômica do Espaço Geográfico
2.1 Conteúdo Básico: O espaço rural e a modernização da agricultura; A distribuição espacial das atividades produtivas e a (re)organização do espaço geográfico; As implicações socioespaciais do processo de mundialização; A revolução técnico-científica informacional e os novos arranjos no espaço da produção.

2.2 Conteúdo Específico: Agricultura moderna; Agricultura orgânica; Empresas multinacionais; Globalização.

3. Objetivos
  • Conhecer a origem dos alimentos que consumimos diariamente;
  • Entender a problemática do monopólio da produção agrícola por parte das grandes empresas multinacionais;
  • Compreender que, apesar da produção de alimentos em grande quantidade, existe a má distribuição e que aumentar a produção não resolverá os problemas sociais;
  • Reconhecer a expansão das fronteiras agrícolas, o uso das tecnologias e suas repercussões socioambientais.
4. Número de aulas estimado: 2 aulas

5. Justificativa
Até a década de 1950, o crescimento da produção agrícola no Brasil se dava, basicamente, por conta da expansão da área cultivada. A partir da década de 60, o uso de máquinas, adubos e defensivos químicos, passou a ter, também, importância no aumento da produção agrícola. Santos apud Agra e Santos afirma que de acordo com os parâmetros da “Revolução Verde”, incorporou-se um pacote tecnológico à agricultura, ocorrendo uma mudança da base técnica, resultando no que se chamou de modernização da agricultura brasileira.

(Continue lendo...)

6. Encaminhamento
Icone aula 1
1ª Aula
icone aula 2
2ª Aula


7. Relações interdisciplinares
É possível estabelecer relações interdisciplinares com a disciplina de Biologia no conteúdo básico “Dinâmica dos ecossistemas: relação entre os seres vivos e interdependência com o ambiente”, ao trabalhar problemas ambientais relacionados ao uso de agrotóxicos e ao desmatamento.

8. Aprendizagem esperada
Espera-se que o educando entenda como a agropecuária atua na organização do espaço geográfico; Conheça as diferentes formas de modernização que estão presentes no espaço rural e suas contradições; Reconheça a expansão das fronteiras agrícolas, o uso das tecnologias e suas repercussões socioambientais.

Ícone ReferênciasReferências

Ícone Fontes de Pesquisa
Dê sua opinião
Ícone
Envie sua aula
Recomendar esta página via e-mail: