Agricultura
Autora: Professora Elisa Stüpp De Marchi - Curitiba/PRAulas na íntegra para impressão |
2. Conteúdo Estruturante: Dimensão Econômica do Espaço Geográfico
2.1 Conteúdo Básico: O espaço rural e a modernização da agricultura; A distribuição espacial das atividades produtivas e a (re)organização do espaço geográfico; As implicações socioespaciais do processo de mundialização; A revolução técnico-científica informacional e os novos arranjos no espaço da produção.
2.2 Conteúdo Específico: Agricultura moderna; Agricultura orgânica; Empresas multinacionais; Globalização.
3. Objetivos
- Conhecer a origem dos alimentos que consumimos diariamente;
- Entender a problemática do monopólio da produção agrícola por parte das grandes empresas multinacionais;
- Compreender que, apesar da produção de alimentos em grande quantidade, existe a má distribuição e que aumentar a produção não resolverá os problemas sociais;
- Reconhecer a expansão das fronteiras agrícolas, o uso das tecnologias e suas repercussões socioambientais.
5. Justificativa
Até a década de 1950, o crescimento da produção agrícola no Brasil se dava, basicamente, por conta da expansão da área cultivada. A partir da década de 60, o uso de máquinas, adubos e defensivos químicos, passou a ter, também, importância no aumento da produção agrícola. Santos apud Agra e Santos afirma que de acordo com os parâmetros da “Revolução Verde”, incorporou-se um pacote tecnológico à agricultura, ocorrendo uma mudança da base técnica, resultando no que se chamou de modernização da agricultura brasileira.
(Continue lendo...)
6. Encaminhamento
1ª Aula |
2ª Aula |
É possível estabelecer relações interdisciplinares com a disciplina de Biologia no conteúdo básico “Dinâmica dos ecossistemas: relação entre os seres vivos e interdependência com o ambiente”, ao trabalhar problemas ambientais relacionados ao uso de agrotóxicos e ao desmatamento.
8. Aprendizagem esperada
Espera-se que o educando entenda como a agropecuária atua na organização do espaço geográfico; Conheça as diferentes formas de modernização que estão presentes no espaço rural e suas contradições; Reconheça a expansão das fronteiras agrícolas, o uso das tecnologias e suas repercussões socioambientais.
Referências
Dê sua opinião |
Envie sua aula |