População Brasileira - Encaminhamento
1ª Aula
Tema central: Características da População BrasileiraNo laboratório de informática, iniciar a aula apresentando o infográfico Censo: crescimento da população brasileira (segunda coluna), o qual apresenta o crescimento da população brasileira entre 1872 e 2010.
Conforme os educandos interagem com o infográfico, o professor vai realizando questionamentos:
- De onde vieram estes dados que se apresentam no infográfico? Quem os coletou? Por quê?
- Qual era a população brasileira em 1872? E em 2010?
- Ao arrastar a bolinha azul sobre os anos, o mapa do Brasil em azul vai crescendo sobre o mapa verde. O que significa isso? Será que a população está distribuída da forma igual em todas as regiões do Brasil? Vocês sabem que nome damos a isso?
Voltando ao infográfico, solicitar aos educandos que arrastem a bolinha azul até o ano de 1872. A bolinha verde que se encontra sobre o ano 2010 pode ser arrastada até o início da sequência de anos de coleta de dados, sendo possível verificar a porcentagem de crescimento entre uma coleta de dados e outra, podendo-se verificar em quais décadas o crescimento foi maior ou menor.
Com esta análise, pode-se realizar vários questionamentos:
- Em que décadas o crescimento populacional foi maior? E menor?
- Quais podem ser os motivos para a porcentagem de crescimento ser maior ou menor?
Professor, aprofunde-se sobre o tema População do Brasil.
Com isso, pode-se questionar:
- O que é expectativa de vida?
- Taxas de natalidade?
- Taxas de mortalidade?
- Taxas de mortalidade infantil?
Após as respostas dos educandos, dividir a turma em grupos com no máximo 4 integrantes para que façam a leitura de uma das notícias:
Notícia 01: Censo Demográfico 2010: Resultados gerais da amostra;
Notícia 02: Capitais perdem moradores para municípios vizinhos, aponta Censo.
Levando-se em consideração que os educandos se encontram no laboratório de informática desde o início da aula, os mesmos devem realizar a leitura da notícia e pesquisar o significado de palavras que eles não conheçam e dos seguintes conceitos presentes nas notícias:
Notícia 01: óbitos; mortalidade infantil; taxa de fecundidade; nível de instrução; rendimento médio mensal; imigrantes internacionais; migração de retorno dentro do país; uniões consensuais.
Notícia 02: migrantes; desconcentração industrial; migração.
Sugestões de sites para pesquisa:
Após a pesquisa, é interessante realizar a leitura coletiva de cada notícia e, após a leitura, cada grupo apresenta seus resultados.
Após as apresentações, o professor pode realizar novos questionamentos:
- Por que o rendimento médio mensal das mulheres é menor que dos homens?
- Vocês conhecem algum brasileiro que foi para outro país para trabalhar?
- Vocês conhecem algum brasileiro que foi trabalhar em outro país e voltou para o Brasil?
- Que motivos podem estar levando as pessoas que foram para outros países a retornarem ao Brasil?
Professor, aprofunde-se sobre o tema Desigualdade de Gêneros.
Em seguida, o professor retoma os conceitos relacionados à população, fazendo uma breve descrição de cada conceito no quadro, solicitando para que os educandos copiem em seu caderno.
Conceitos demográficos:
2ª Aula
Na aula seguinte, na sala, faz-se uma retomada do assunto tratado e apresenta-se as pirâmides etárias brasileiras de 2000 e 2010.Em seguida, realiza-se uma análise das pirâmides e um comparativo entre as mesmas:
- Qual coluna é destinada ao sexo masculino? E ao feminino?
- Qual é a idade das pessoas na base da pirâmide? E no topo?
- Em qual faixa etária encontra-se maior parte da população brasileira?
- Por que entre as faixas de 0 a 24 anos a porcentagem de homens é maior e a partir desta faixa é a porcentagem de mulheres que fica maior?
- O que vocês percebem nestes gráficos? Houve um aumento da população? Que faixa etária aumentou? Qual diminuiu? Por que motivos?
- E a expectativa de vida? E a mortalidade infantil?
- Quais são das vantagens destes resultados e as consequências?
Estrutura Etária da População |
Após a leitura, realizam-se questionamentos para a interpretação do texto:
- “Nas últimas décadas, ocorreu um aumento da terceira idade e dos adultos e uma diminuição na porcentagem de jovens”. Por que isso aconteceu?
- Analise a frase: “O gráfico do Brasil mostra que mesmo com todo o crescimento, continuamos a ser um país jovem”. O que isso significa?
- Quais são as principais diferenças nas características da população de nações desenvolvidas e países de terceiro mundo?
- Quais são as semelhanças entre os dados apresentados pelo texto e pelas pirâmides que analisamos anteriormente?
Professor, aprofunde-se sobre o tema Pirâmide Etária Brasileira.
Para encerrar, convida-se os educandos à produção coletiva de um texto, traçando o perfil geral da população brasileira, que será registrado em seus cadernos.
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